quinta-feira, 26 de abril de 2012

O I CONGRESSO BRASILEIRO DE MÉDICOS CATÓLICOS


Em julho de 1946 e, portanto, há mais de 65 anos, realizou-se, em Fortaleza-CE, o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos. O evento foi planejado, cuidadosamente, pela Sociedade Médica São Lucas, imbuída do propósito de trazer à cena, para discussão, temas de relevância para a Religião Católica e para a Medicina, no Brasil, e no Ceará, particularmente.
O Plano concebido detinha-se em dois momentos: um relativo à vida espiritual, vida científica e vida profissional; o outro, de natureza mais prática, reservava quatro dias do evento, para tratar de questões de interesse coletivo, definindo-se, assim, o tempo e o tema da abordagem: Dia da Razão e da Fé; Dia da Ação Católica; Dia da Família; e Dia das Associações Religiosas.
A programação traçada contemplava, na parte da manhã, visitas a Igrejas, a instituições de ação social e de benemerência, e a outros locais, integrados à vida cultural e religiosa da capital cearense; o expediente vespertino era reservado às discussões de grupos para tratar de temas específicos e fechamento de relatórios, com a exclusiva participação dos médicos congressistas, em local previamente escolhido, no caso a Associação Comercial. À noite, aconteciam as conferências no Theatro José de Alencar, que se engalanava para acolher congressistas e o povo, em geral, já que as atividades, nesse expediente, eram abertas ao público.
A Fortaleza dos anos 40, do século passado, com o que tinha de mais representativo, era assim oferecida aos quase quinhentos médicos, muitos dos quais visitantes advindos de vários estados brasileiros, participantes do I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, que se entusiasmavam diante de tudo aquilo que viam, como se fossem cartões-postais.
Àquela época, como ainda hoje acontece, a Sociedade Médica São Lucas congregava grande parte dos profissionais da Medicina, com exercício no Ceará. Ocorre, porém, que nem só de médicos era formado o seu Concelho (grafado com C). D. Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, era, por exemplo, o Presidente de Honra da Sociedade.
A esse evento, patrocinado pela Sociedade Médica São Lucas, e que ganhou também o beneplácito adesão do episcopado do Brasil inteiro, aderiram 489 profissionais da Medicina. Vale salientar que do congresso em tela resultou a proposição de se criar o Instituto de Ensino Médico do Ceará, que impulsionou a instalação da Faculdade de Medicina do Ceará, posteriormente integrada à Universidade Federal do Ceará.
Em 2009, um exemplar dos Anais desse Primeiro Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, de 1946, e editado em 1947, foi encontrado em um “sebo” da capital, representando esse achado a descoberta de verdadeira relíquia para a Sociedade Médica São Lucas, e isso por conta do seu conteúdo, das fotografias que ilustram suas páginas e dos documentos que reproduz.
Daí, por conseguinte, a grande importância de resgatar um momento histórico da vida dessa Sociedade, atualmente com 74 anos de existência, e prestes a celebrar em novembro de 2012 seus 75 anos de existência, que bem poderia culminar na feitura do IV Congresso Brasileiro de Médicos Católicos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 8(57): 3, abril de 2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog