terça-feira, 8 de julho de 2014

Ao Eterno Mestre, Dr. Pessoa (João Barbosa Pires de Paula Pessoa)

Maria Sidneuma Melo Ventura (*)
Todos somos conhecedores de que sua trajetória foi marcada, aqui na terra, pelo seu profissionalismo, competência e dedicação as causas da medicina. Pelo zelo de ensinar com qualidade. Pelo prazer de compartilhar saberes e de construir aprendizagem.
Não há dúvidas, caro professor, de que aqueles que passaram por suas mãos de educador, são gratos pelo legado que deixou em cada um, na construção do médico que formou-se e também do cidadão, pois seus ensinamentos iam além da medicina. Seu exemplo e postura, muitas vezes eram uma lição maior, não somente uma aula.
O seu jeito singular de atuar na sala de aula, imprimia respeito, nunca presenciando-se questões disciplinares. Os alunos o admiravam tanto, quanto o respeitavam. Pois sabiam o quanto a sua postura traduzia a garantia de resultados significativos para cada um em particular. Por isso mesmo o conceituavam, sem medo de errar, como um excelente professor. Sempre seguro na condução do que ensinava.
O Sr. está partindo professor, para experimentar uma nova vida na eternidade. Mas, parte levando consigo a certeza de ter realizado a sua missão como educador, médico e como cidadão.
Aos familiares e amigos deixa saudades. Para os colegas de trabalho e de associação de classe, com quem conviveu todos esses anos, a certeza de que o vazio da sua ausência nunca será preenchido.
Nosso adeus é confortado pela fé. Acreditamos que Deus o acolherá na morada celeste. Na Bíblia está revelado: “Todo aquele que vive e crê em Deus não morrerá jamais”. O professor Galba Araújo dizia: "O homem imortaliza-se por suas idéias". Estamos duplamente confortados, o Dr. Pessoa viverá para sempre. As pegadas na areia do solo do ensino médico, são estradas e trilhas para conduzir todos que buscarem a medicina. Trilharemos por elas em busca de novos saberes? Descanse em paz Dr. Pessoa! Missão cumprida!
Que Deus o acolha e conforte os que ficam aqui, ajudando-os a melhor compreender essa dinâmica da vida.
(*) Presidente da Associação Médica Cearense
Fonte:  Boletim Online AMC, Nº 85, de 3 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog