sexta-feira, 25 de julho de 2014

TRIBUTO À MEMÓRIA DE ELSIE STUDART


A Profa. Elsie Studart Gurgel de Oliveira retornou ao Pai, em 25 de julho de 2013, passando ao convívio dos Seus eleitos.
Ela foi marcante em tudo que se fez presente, desde a sua tenra infância, no Acaraú, a terra que lhe serviu de berço, em 28/08/1943, e de onde partiu, após cursar o Primário na Escola Normal Rural Virgem Poderosa, para prestar o exame admissional em Fortaleza, recebendo da sua diretora escolar, a Irmã Goretti, a obrigação de brilhar.

A imposição referida foi plenamente atendida, pois Elsie Studart conquistou um dos primeiros lugares do concorrido e difícil Exame de Admissão ao Ginásio, ingressando na Escola Normal Justiniano de Serpa, objeto de desejo de incontáveis moças de Fortaleza, que aspiravam receber uma educação pública de qualidade e tornarem-se professoras primárias.
Na Escola Normal, com brilhantismo, Elsie fez o Ginásio, de 1957 a 1960, e o curso Normal, de 1961 a 1963, habilitando-se como professora normalista.

Iniciou sua vida profissional, em 1964, como professora da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, contratada para ensinar Português e Geografia, em diferentes séries do Ginásio Domingos Paes, em Jaguaribara-CE.

Elsie cursou Letras, na Faculdade de Filosofia do Ceará, obtendo, em 1973, a licenciatura em Português / Inglês e respectivas literaturas. Nesse período, foi coautora do livro “Castro Alves, o poeta e o tempo”.

Foi admitida, por concurso público, em 1965, no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, tendo se destacado no exercício das funções: Assistente da Divisão de Assistência às Comunidades, Secretária do Conselho de Administração e Chefe de Secretaria do Gabinete de Direção Geral, resultando em uma substantiva produção técnica e literária.
Em 1991, após a sua aposentadoria do DNOCS, passou a trabalhar no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), recebendo e cumprindo as mais diversas atribuições, mormente ao emprestar sua experiência, como escritora e redatora, além de integrar a Rede Feminina do ICC, prestando serviços de voluntariado.

Elsie Studart publicou, em vida, como autora ou em coautoria, onze livros; porém, como polígrafa pouco afeita a publicizar sua produção literária, deixou uma parcela considerável dos seus escritos ainda inédita, um legado que precisa ser divulgado, porquanto o seu talento não pode permanecer oculto às gerações vindouras.
Religio vem a público, postumamente, para marcar o primeiro ano do falecimento de Elsie Studart, ao tempo em que inaugura uma sequência de livros que servirão para perpetuar o pendor literário da escritora de inolvidáveis méritos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico do Instituto do Câncer do Ceará
Fortaleza, 14 de julho de 2014

* Publicado In: O Povo. Fortaleza, 24 de julho de 2014. Caderno A (Opinião). p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog