terça-feira, 21 de julho de 2015

A SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS NA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA


A Sociedade Médica São Lucas (SMSL) foi fundada em 3 de novembro de 1937, ao término do primeiro Retiro Espiritual para os médicos do Ceará, realizado na Casa de Retiros Fechados do Cristo Rei, sob a direção espiritual do Padre Monteiro da Cruz. Idealizada pelo Dr. Lauro Vieira Chaves, a SMSL teve 13 (treze) médicos, como sócios fundadores, sendo eles os colegas Amâncio Filomeno, Eduardo Dias, Fileto Ramos, Francisco Lourenço Araújo, Ivan Porto, J. Fontenele Bezerril, João Bezerra, José Alcântara, José Furtado Filho, José Gomes da Frota, Lauro Vieira Chaves, Leão Sampaio e Ocelo Pinheiro.
Ao longo do primeiro decênio, foram membros participantes de Retiros Espirituais da SMSL, dentre outros, os seguintes médicos: Alber Furtado de Vasconcelos, Amadeu Furtado, Antônio Guarany Mont’Alverne, Antônio Turbay Barreira, Antônio Vandick Ponte, Ariston Cajaty Filho, Carlos Alberto Studart Gomes, Carlos da Costa Ribeiro, Décio Teles Cartaxo, Edmilson Barros de Oliveira, Eliezer Studart da Fonseca, Fernando Leite, João Capistrano da Mota, João Estanislau Façanha, João Otávio Lôbo, Josa Magalhães, José Alves Fernandes, José Ossian de Aguiar, José Waldemar Alcântara, Jurandir Picanço, Leite Maranhão, Lineu de Queiroz Jucá, Pio Sampaio e Tarcísio Soriano Aderaldo.
Na vigência do décimo ano de sua criação, a SMSL realizou em Fortaleza, na primeira semana de junho de 1946, o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos (I CBMC), evento considerado da maior relevância no Ceará, com a adesão de quase quinhentos médicos, oriundos dos diversos rincões nacionais, que prestaram substancial contribuição à apresentação e à discussão da temática do congresso.
Da convivência de colegas, adventícios e locais, durante esse evento, foi lançada a semente da fundação de uma escola médica no Ceará, que teve a ampla guarida de médicos da SMSL, com o decidido incentivo de Dom Antônio de Almeida Lustosa, o Arcebispo Metropolita da capital cearense. Boa parte dos doutores envolvidos na organização do I CBMC engajou-se na “Sociedade Promotora da Faculdade de Medicina do Ceará”.
Pode-se dizer, sem dúvidas, que a instalação da Faculdade de Medicina do Ceará, em 12 de maio de 1948, concretizando um sonho acalantado de tantos cidadãos cearenses, foi um desdobramento benfazejo do I CBMC.
Para celebrar os trinta anos da fundação da escola-mater da Medicina cearense, alguns dos seus docentes fundadores e decanos, inauguraram a Academia Cearense de Medicina (ACM) em 12 de maio de 1978. De novo, a SMSL fez-se representar na novel entidade, com a participação no quadro de fundadores e de patronos do sodalício, indicando uma estreita relação funcional de ambas.
Dentre os acadêmicos fundadores da ACM, constaram os seguintes lucanos: Antônio Vandick Ponte, Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, José Waldemar Alcântara, Vinicius Barros Leal e Walter de Moura Cantídio.
Os afiliados da SMSL figuraram como patronos das cadeiras fundantes do silogeu, com a seguinte composição: Eduardo Dias (Cad. 6), Eliezer Studart da Fonseca (Cad. 9), Carlos da Costa Ribeiro (Cad. 10), João Otávio Lôbo (Cad. 16), Jurandir Picanço (Cad. 19), Francisco Lourenço Araújo (Cad. 20), Antônio Guarany Mont’Alverne (Cad. 24) e Alber Furtado de Vasconcelos (Cad. 25); das cadeiras posteriormente criadas, após a fundação, são patroneadas por lucanos: João Capistrano da Mota (Cad. 32), Lineu de Queiroz Jucá (Cad. 35), João Estanislau Façanha (Cad. 39), José Ossian de Aguiar (Cad. 43), José Waldemar Alcântara (Cad. 46), Antônio Vandick Ponte (Cad. 53), Vinicius Barros Leal (Cad. 63), Walter de Moura Cantídio (Cad. 56), Josa Magalhães (Cad. 57), José Alves Fernandes (Cad. 58), José Gomes da Frota (Cad. 59) e Ocelo Pinheiro (Cad. 60).
Destaque-se que, dentre os já falecidos, foram da SMSL os membros titulares da ACM Ariston Cajaty Filho e Carlos Alberto Studart Gomes, bem como os membros honorários Décio Teles Cartaxo e Edmilson Barros de Oliveira.
Pelo exposto, claro está que a SMSL, por meio de seus associados, concorreu de modo expressivo para a constituição da ACM, o que permite cultivar laços históricos de feitos e de esforços em causas de mútuos interesses.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 11(95): 5-6, junho de 2015.
Nota do Blog: Por um erro de impressão do Boletim da SMSL, o artigo foi abruptamente cortado a partir da metade do antepenúltimo parágrafo. A presente postagem recompõe a integralidade do texto.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog