sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O AMIGO MESSIAS


Antero Coelho Neto (*)
Lembro que meu pai falava de um amigo, o Messias, que gostava tanto do lazer e de férias que muitos lhe davam o apelido de “Feriado”.
Preguiçoso? De temperamento inquieto, pelo contrário, era muito trabalhador e tinha grande alegria de trabalhar, na loja de seu pai.
Todos os dias se levantava bem cedinho para caminhar na praia Formosa pela areia. Diziam os irmãos dele que ia era “flertar” com as garotas que encontrava pelo caminho.
Alegre como ninguém, todo sábado à noite, ia para a farra nas “pensões” da Major Facundo onde era conhecido por não beber álcool. Vez por outra, pagava bebidas para todos para agradar a “madame”, dona da pensão. Odiava a fumaça dos cigarros e charutos dos amigos porque dizia que fedia e manchava suas roupas. Outros diziam que não fumava porque seu pai, um dia, quando criança, tinha lhe queimado com um charuto acesso.
Era o tipo, cantado em prosa e verso, do “almofadinha”. Boa pinta e boa fala, cantava todas que chegavam perto, mas somente queria as magras, mais de 20 anos de idade, alegres e que fossem carinhosas e não as “boas de cama” como todos exigiam na época. Era magro, comia pouco e sempre estava pedindo peixe com batatas. Dizia que a gordura da carne de boi lhe obrigava “arrotar” e que não fazia a digestão.
Nas férias, ia para a Serra da Meruoca-Sobral, onde tinha uns lugares secretos para passear e ler os seus livros. Ah! Ia esquecendo que, depois de mulher, o que mais gostava era de ler os romances da época. Vez por outra, foi flagrado escrevendo poesias que ninguém nunca conseguiu ler, pois as escondia. Era religioso e tinha muita fé em São Paulo que ele achava um “senhor santo” e que muito a ele devia.
Quando já tinha uns 40 anos, foi embora para a Bahia, casou, teve um filho e lá viveu sempre muito alegre até que faleceu com 103 anos, lúcido e ativo.
Sentiram, meus leitores, os estilos de vida do Messias? Por suas razões e escolhas, tinha hábitos exemplares. Por sua própria decisão, praticava exatamente o que receitamos hoje como verdadeiros “remédios” para a cura e prevenção: férias com regularidade, momentos de lazer várias vezes por semana, alegria, alimentação saudável, atividade física diária, sem fumo e sem álcool, trabalho com prazer, gostar de ler romances e poesias, gostar de mulheres carinhosas, praticar o sexo a que tinha direito, fé em Deus e muita autoestima.
Soube destes dados sobre o Messias, em um caderno que meu pai guardava, como exemplo de vida longa com qualidade.
Querem uma surpresa mais? Adorava cenoura (betacaroteno), laranjas (vitamina C), leite (cálcio) e, pasmem, castanha do Pará (rica em selênio).
Querem mais? Bebia muita água, pois dizia que era bom fazer muito pipi.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: O Povo, Opinião, de 22/7/2015. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog