segunda-feira, 3 de agosto de 2015

RECONHECIMENTO PÓSTUMO PARA ELSIE STUDART


Elsie Studart Gurgel de Oliveira, nascida em Acaraú-CE, foi uma notável polígrafa, que tinha um especial gosto em ser ghost-writer para quem dela necessitava de seus préstimos literários. Não fazia isso por qualquer forma de pecúnia, mas pelo prazer de ajudar e de servir, e, igualmente, pelo deleite que tinha em poder escrever e de se exercitar nas técnicas da boa escrita.
Redatora versátil, com apurada imaginação, ela enveredava pelos mais diferentes gêneros literários, produzindo, incessantemente, textos em profusão, para instituições e terceiros, pouco se importando em preservar os seus créditos autorais.
Em vida, Elsie Studart publicou onze livros, quase todos sob a nossa interveniência direta, aos quais se adicionam quatro lançados depois do seu desaparecimento terreno e mais dois livros em processo de montagem, sob a nossa coordenação editorial.
Logo após o seu falecimento, em 25 de julho de 2013, por coincidência no Dia do Escritor, passamos a garimpar, entre seus manuscritos, impressos e arquivos de computadores, textos ainda inéditos ou que não figurassem em obras publicadas, identificando-se um veio aurífero rico e tão esplendoroso como o ouro de Ofir.
Da farta e valiosa matéria prima recuperada, seria exequível a qualquer ourives lapidar, pelo menos, meia dúzia de preciosas joias, bem como a qualquer escriba organizar, no mínimo, uns seis livros, segundo arranjos temáticos e/ou gêneros da literatura, convertidos em pomos literários.
Os seus livros de natureza póstuma, já lançados ou em construção, têm servido para amainar a saudade, nesses dois anos de sua partida, e manter viva a lembrança de uma fecunda escritora cearense, cuja modéstia obliterava o seu reconhecimento público.
Acaraú, terra que lhe serviu de berço, e fonte inspiradora de vários escritos, precisa lhe render as devidas homenagens.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Sócio do Instituto do Ceará
* Publicado In: O Povo, de 29/07/2015. Opinião p.13.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog