segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ARCANJOS DE DEUS



Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)
Meu conselho sempre é se fortalecer em Deus, na força do Seu poder e pedir a proteção e a ajuda dos Seus arcanjos.
Em setembro celebramos a Festa dos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel e celebrar os arcanjos é como uma festa no Céu e na Terra, porque é celebrar o amor de Deus.
Todos nós temos nosso anjo da guarda. Existem arcanjos, sim, os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, as potestades celestes, do bem e do mal (cf. Ef 6,10-12), porque é a batalha a que somos chamados a travar. São Miguel é o grande chefe da milícia celeste. Seu nome em forma de pergunta, “quem é igual a Deus?”, seria porque quando o anjo decaído Lúcifer, inflamado pelo orgulho, quis ser igual a Deus, o arcanjo perguntou com voz forte: “Quem é igual a Deus?”
Quem dera tivéssemos a coragem de dizer: “São Miguel, põe teu pé de arcanjo sobre o homem velho que há dentro de mim, o homem mesquinho; põe teu pé nas minhas intenções erradas, no meu pensar equivocado; coloque o pé sobre os inimigos da minha família; coloque o pé e amasse a cabeça do Diabo que tenta a minha vida”.
O nome do arcanjo São Rafael vem do hebraico Rafa, sinônimo de cura, e El, que significa Deus. “Cura de Deus” ou “curador divino” ou “Medicina de Deus”. Citado no Livro de Tobias, como seu companheiro de viagem (cf. Tb 5,16); enviado por Deus para curar Tobit, pai de Tobias e livrar Sara do demônio, Rafael se revela como um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus (cf. Tb 12,11-15). É considerado o anjo da Providência, que nos conduz pelos caminhos certos e cura os males do corpo e da alma.
São Gabriel é o “emissário do Senhor”; seu nome significa Força de Deus. É um dos anjos que estão sempre na presença de Deus (Lc 1,19). Foi ele quem disse a Zacarias que sua oração fora ouvida, e que Isabel, sua mulher, lhe daria um filho, e deveria se chamar João (cf. Lc 1,8-20). Porém, sua mais nobre missão foi a de anunciar à Virgem Maria o maior acontecimento da história da humanidade: a encarnação em seu seio, do Verbo de Deus. (Lc 1,26-38). Por sua missão estar relacionada tanto no Antigo como no Novo Testamento com a vinda do Salvador, São Gabriel é conhecido como arcanjo da Redenção.
Os anjos e arcanjos que servem a Deus protegem-nos aqui na Terra. Muitas pessoas partilham no programa Fé em Debate que são alvo de inveja no trabalho. Quando isso ocorre, meu conselho sempre é se fortalecer em Deus, na força do Seu poder e pedir a proteção e a ajuda dos Seus arcanjos.
Queridos filhos e filhas, o amor de Deus é maior do que pensamos e Ele não nos deixa sozinhos nesta batalha. Não tenham medo, tomem as armas da luz. Não tenham medo do que o inimigo de Deus pode fazer em nós, na humanidade.
Deus nos deu tudo para que nos levantemos. Arcanjos do Senhor, venham em nosso auxílio. Amém.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR)
Fonte: O Povo, de 5/9/2016. Opinião. Espiritualidade. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog