segunda-feira, 19 de setembro de 2016

IRMÃ BREVES: uma homenagem em falta





A Irmã Margarida Breves nasceu no Rio de Janeiro em 1887. Foi admitida na Companhia das Filhas da Caridade em 1910 e chegou ao Ceará em 1921.
Nos 32 anos em que viveu no Ceará, a Irmã Margarida Breves exerceu o seu apostolado não apenas evangelizador, pois foi igualmente muito profícuo nas áreas da educação, da saúde e da assistência social, legando à terra alencarina um arsenal de feitos, dentre os quais sobressai a instalação da Escola de Enfermagem São Vivente de Paulo.
Fruto do seu empreendedorismo, regado por uma tenacidade que beirava à obstinação, ela conseguiu amealhar os recursos financeiros e materiais necessários à edificação do prédio que abrigou a escola-máter da Enfermagem cearense.
A Irmã Breves tem muito a ver com a fundação de diversos Centros de Atividades no Ceará, tanto religiosos como educacionais e assistenciais.
Irmã Breves faleceu em Salvador-BA em 1987, com quase cem anos de idade, 77 deles devotados à vida religiosa, tendo direcionado o seu fervor missionário, sobretudo, em prol dos pobres e dos mais necessitados de saúde, de educação e de assistência.
A trajetória de vida dessa incansável e resoluta religiosa, que abriu mão dos bens materiais para abraçar as causas sociais, em favor dos mais desvalidos, merece ser enaltecida, conferindo-se um reconhecimento à altura das suas realizações e do seu legado aos cearenses.
O poder público não pode ficar à margem das homenagens a serem prestadas a essa valorosa benemérita do povo cearense. É hora de conclamar as autoridades estaduais e municipais para que rendam a honraria cabível e definitiva à Ir. Breves.
Nesse período em que vários equipamentos de saúde estão sendo inaugurados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, muito oportuna seria que a Secretaria de Saúde de Fortaleza, acolhesse uma proposição da Câmara Municipal de Fortaleza, nomeando de Irmã Margarida Breves uma das suas novas unidades de saúde que será posta em serviço brevemente.
Caso a Prefeitura acate a presente proposição, consagra-se assim mais do que o reconhecimento à benemerência da pioneira da Enfermagem no Ceará, uma vez que alcança, por extensão, os dedicados profissionais da arte do cuidar, granjeando a satisfação de suas entidades representativas locais: Academia Cearense de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem–Seção Ceará, Conselho Regional de Enfermagem do Ceará e Sindicato dos Enfermeiros do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor universitário e médico


* Publicado In: O Povo, de 19/09/2016. Opinião, p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog