sábado, 31 de dezembro de 2016

ANEDOTAS DO QUINTINO II


Quintino Cunha era um notável poeta. Ficou famoso por motivos menos nobres é verdade, mas não menos interessantes. As suas respostas ferinas às provocações, as suas atuações como advogado dos oprimidos e a sua inteligência invejável e invejada, fizeram dele um mito. Muitas histórias surgiram e foram atribuídas ao Quintino. Nem todas são verídicas, mas a maioria tem registro. Aqui estão algumas das mais curiosas e também as suas melhores poesias. Esta seção pretende fazer justiça ao mérito de Quintino como poeta, já que, como repentista, é incontestável. Além disso, visa preencher uma lacuna. Até então, não existia nenhuma alusão ao célebre cearense na internet.

A Mãezinha Cega

Quintino Cunha era um notável poeta, mas se tornou uma figura lendária no Ceará mais pelas suas tiradas de espírito. Esses repentes faziam o deleite dos amigos e provocava a inveja dos gratuitos inimigos.
Antes de se formar em Direito, advogou como provisionado (advogado sem diploma, porém, autorizado). Quintino imperava como o melhor. Todos respeitavam o seu talento.
De uma feita, foi defender um pobre coitado que tinha matado um desafeto numa briga de bar. Deixou até o promotor comovido quando disse que o acusado era arrimo de família e cuidava sozinho da sua mãezinha cega de mais de oitenta anos. Por unanimidade o homem foi considerado inocente, apesar do bárbaro crime.
Na saída do tribunal, um amigo mais chegado perguntou:
- Quintino, quem é a mãe daquele infeliz?
O notável advogado (então provisionado) respondeu, para o espanto do amigo:
- Eu sei lá se esse "fie" de uma égua tem mãe!
(Do anedotário popular - Redação: Ceará-Moleque)
 
Sabe nadar...
Numa barbearia do centro de Fortaleza, a palestra lavrava entre fregueses e fígaros (barbeiro, em alusão a comédia Barbeiro de Sevilha).
O assunto era sobre mulheres infiéis. Um barbeiro que usava chifres por direito adquirido, disse, em tom categórico:
- Dr. Quintino, se eu fosse governo, mandava pegar todos estes "Cornélios convencidos", botava dentro de um navio e mandava a pique em alto mar.
O poeta olha bem a fisionomia do fígaro e diz:
- Você diz isso porque sabe nadar...
(Plautus Cunha - Anedotas do Quintino) 

Pergunta cretina e resposta idem
Um certo senhor, renomado médico por nome de Álvaro Otacílio Nogueira, sempre ficava à espreita de algum deslize de Quintino Cunha. No meio de uma conversa entre vários intelectuais vislumbrou a oportunidade de jogar-lhe uma "casca de banana" e provocou o poeta dizendo:
- Quintino diz aí três dessas besteiras que tens mania de falar.
Pausadamente, Quintino respondeu:
- Álvaro, Otacílio, Nogueira.
Fonte: Internet (circulando por e-mail e sem autoria definida).
Nota: Muitos causos de Quintino Cunha foram contados por seu filho Plautus Cunha, no livro Anedotas do Quintino. 16a Edição. Fortaleza-CE: Editora Ângelo Accetti, 1974.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog