sábado, 24 de dezembro de 2016

NATAL DO DEUS CONOSCO


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)
A ressurreição é o momento da eternização do humano e o Natal é a humanização do eterno
Mais uma vez nos preparamos para comemorar o Natal. A cada ano, a sensação que se tem, por meio das propagandas veiculadas na mídia, é que está se perdendo mais e mais o verdadeiro sentido do Natal.
Papai Noel tornou-se o símbolo do Natal, e a festa do nascimento do Deus Menino, que nasceu numa simples manjedoura, pobre entre os pobres, na gruta de Belém, tornou-se um pretexto para um consumismo desenfreado.
Até mesmo entre nós, católicos, muitos sabem que celebram o nascimento de Jesus, mas não se atém à grandiosidade que envolve este fato.
Embora não se tenha certeza do dia exato do nascimento de Jesus, comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, como a grande festa do aniversário de Jesus. A festa do Natal é de fundamental importância para o cristianismo, pois celebra-se a encarnação de Deus feito homem (Jo 1, 14). Jesus, o Emanuel, Deus Conosco que entra na história como uma frágil criança. É Deus, que esvaziando-se de si mesmo, vem a nós assumindo nossa condição humana em tudo, menos no pecado. Vem para trazer a luz, a paz, a salvação.
Este é o significado por excelência do Natal cristão, porém ao longo da história, devido à onda excessiva de consumismo, o sentido dessa festa foi se perdendo.
Por que celebrar o Natal? A cada ano, somos chamados por Deus a celebrar esse dia significativo na história da salvação, porque Natal é renovação.
No tempo do Natal, as pessoas se tornam mais solidárias; nesta época de Natal, existe um clima diferente. Porque a cada ano somos chamados a enxergar uma realidade: Natal é Natal, porque Jesus nos dá esse presente. Parece óbvio, mas o mundo se torna melhor nesse tempo porque os homens recebem uma graça de Deus. A vida recebe um enfeite e as pessoas ficam com coração mais mole. A cada ano, Deus nos concede este momento de humanização. A ressurreição é o momento da eternização do humano e o Natal é a humanização do eterno. E, ao celebramos o eterno no humano, nos tornamos melhores.
No Natal temos a possibilidade de celebrar o que há de mais bonito: o rosto mais lindo da face humana, Deus em nós.
Por isso, finalizo dizendo - deixe essa magia do Natal, essa energia do eterno em nós fazer aflorar o sorriso mais largo, o olhar mais profundo, as palavras mais doces. Deixe aflorar o belo que há em você, o Deus materializado em você.
O céu e a terra na noite santa de Natal trocam presentes, quem ganha somos nós. Deixe, permita, alimente que Deus em você possa se manifestar. Viva em toda sua plenitude essa experiência do amor de Deus, porque Natal é amor.
Deus visitou seu povo, nos libertou e trouxe para nós o salvador.
Natal com Jesus é Natal!
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 6/12/2016. Espiritualidade/Fé. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog