segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PRAÇA PORTUGAL REPAGINADA


Por Affonso Taboza (*)
Está bonita a praça, bem mais que antes da reforma. Estaria irreconhecível não fosse o conhecido desenho: círculo central com pracinhas nos quatro cantos, e o belo monumento em homenagem à pátria portuguesa que de longe se vê. Dá gosto caminhar, ver os detalhes. Era o ouro da coroa e continua sendo, agora com muito mais quilates.
O círculo central, antes inacessível devido ao forte trânsito de veículos e ausência de sinalização, pode agora ser alcançado com facilidade e absoluta segurança. Desapareceram os meios-fios incômodos de 30 centímetros de altura; e o círculo central com as quatro pracinhas, bem mais amplas, estão nivelados com as calçadas das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. Os idosos agradecem. Jardins bem projetados completam o visual agradável. É difícil, em curto espaço, citar o que de bom ali foi feito, quase tudo que se poderia desejar de um ambiente gostoso de lazer nos fins de tarde – se houver segurança! Aliás, este item merece comentário em outra oportunidade.
O item mobilidade foi bem resolvido e merece um elogio especial: tráfego de veículos em absoluta harmonia com o de pedestres nos quatro lados da praça. Abundam semáforos e faixas de pedestres, facilitando sobremodo os acessos. Parabéns aos engenheiros que resolveram o intrincado problema de compatibilizar, numa praça com aquela geometria, o tráfego intenso de veículos com a necessidade de circulação de pessoas.
Costuma-se dizer que da discussão nasce a luz. Concordo, com uma ressalva: se os participantes forem bem intencionados e predispostos a aceitar ideias alheias. Parece que isso aconteceu em relação à Praça Portugal. Intenso e demorado debate se travou em torno da reforma do logradouro. Eu mesmo escrevi um artigo (Vão matar a praça, O POVO, 31/5/2015), quando se falou em ali construir um túnel.
Era plano da Prefeitura implantar um cruzamento convencional, com boas razões, pois ali se encontram em ângulo reto duas artérias importantes. O projeto era bonito e prático, mas contra ele se insurgiu uma parcela da população, que não aceitava alteração no traçado original da praça, a mais bela da Cidade. Face aos poderosos argumentos e à determinação dos oponentes, a Prefeitura teve a sabedoria de recuar e determinar fosse o assunto reestudado. Daí surgiu a beleza que foi entregue nestes dias à Cidade.
Na praça, como em tudo na vida, inexiste solução perfeita e acabada. A transformação do local em cruzamento simples era prática e garantia a perfeita mobilidade de veículos e pessoas, mas privava a Cidade de um belo logradouro. A decisão finalmente adotada produziu o resultado que lá está, belo, prático, quase perfeito. De parabéns a Cidade pelo presente que ganhou.
(*) Engenheiro civil e militar e membro do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico.
Fonte: Publicado In: O Povo. Fortaleza, 7/09/2016. Opinião. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog