sábado, 22 de julho de 2017

MEU SAUDOSO BAIRRO OTÁVIO BONFIM


Vista aérea da igreja do bairro Otávio Bonfim (Foto de Evilázio Bezerra)
Por Tarcísio Passos (*)
O que caracterizava e dava vida ao meu bairro de Otávio Bonfim era sem dúvida a igreja de Nossa Senhora das Dores. A igreja era o centro do bairro, onde tínhamos todas as diversões. Ao lado havia um cinema.
Os filmes eram controlados em suas cenas de beijos. As cenas cortadas eram logo notadas pelos espectadores jovens, que gritavam: “olha o roubo!”. O nome era Cine Familiar. Também havia as festas da igreja com suas quermesses, com os partidos azul e vermelho. Havia a rainha para cada partido. A igreja era como a segunda casa de todos, que vivia sempre lotada de fieis rezando o terço. Naquela época no bairro não havia gente rica. Logicamente, havia uns com melhores condições do que outros. Não havia carrões. Até o principal dono da Siqueira Gurgel, sr. Eduardo Gurgel não era considerado, como hoje, um empresário rico. Mas um batalhador dentro da indústria que empregava cerca de 500 funcionários.
Além da Siqueira Gurgel, havia os pequenos comerciantes com suas lojas tecidos. Uma do sr. Arthur e a outra, do sr. Ramos. E os amigos bodegueiros, com lembrança do sr. Crispim, na rua Justiniano de Serpa, que estava sempre cheia, tinha até lenha para o fogão. Não existia ainda gás butano, que veio aparecer lá para 1957.
Naquela época saudosa e harmoniosa, a maior coragem era enfrentar o namoro. As meninas eram vigiadas pelos pais e muito presas. Mas quando não havia oportunidade, o jeitinho era o roubo da menina, através de um bilhete. Era um Deus nos acuda a procura desta menina fujona! Era o jeito. Mas, quando se casavam, iam até o final da vida, porque naquela época não havia separação e nem desquite. Saudoso Otávio Bonfim harmonioso! O passado é uma colheita de lembranças.
(*) Advogado. Ex-morador do Otávio Bonfim, vizinho de minha avó materna.
Fonte: O Povo, de 19/07/2017. Jornal do Leitor. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog