terça-feira, 18 de julho de 2017

PESAR DA SOBRAMES-CE PELO FALECIMENTO DO DR. PAULO CARNEIRO


Faleceu o Prof. Dr. PAULO CESAR ALVES CARNEIRO, médico, filósofo e professor, desfecho acontecido em 18/06/2017, no Rio de Janeiro-RJ, cidade que o acolheu como residente, desde 1978, e onde exerceu o seu mister profissional.
Paulo Carneiro, quando acadêmico, participou da representação estudantil nos órgãos colegiados do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e exerceu a monitoria de Anatomia e de Medicina Social, ao tempo em que cursou Medicina.
Paulo Cesar Alves Carneiro, nascido em Tabuleiro do Norte, no Ceará, em 1955, era médico graduado na UFC, mas fez carreira acadêmica e profissional no Rio de Janeiro, onde constituiu sua família, sendo pai da advogada Érica Carneiro.
Paulo fez sua pós-graduação no Rio, tendo realizado residência médica, especialização, mestrado e doutorado, tornando-se um exemplo singular de ser detentor de três diplomas de livre-docência.
Sua atuação na docência superior foi exercida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e na vida profissional, como médico do serviço público federal, foi lotado no Hospital de Bonsucesso, do Rio de Janeiro.
Paulo Carneiro era membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – TCBC e da Sociedade Brasileira de Mastologia, entidades médicas de grande reconhecimento em suas respectivas especialidades.
Pertencia às seguintes academias na qualidade de membro titular: Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – ACAMERJ (antiga Academia Fluminense de Medicina); Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES; Academia Brasileira de Medicina Militar – ABMM e Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro – ACCLARJ.
Detentor de farta produção científica, também publicou três livros, sendo um como cultor da retórica e dois como memorialista e biógrafo.
Notas de pesar, por sua prematura morte, foram divulgadas pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela ACAMERJ.
A Sobrames/CE, por deliberação aprovada de forma unânime em sua reunião de 10/07/2017, associa-se às demais entidades nessa manifestação de luto por essa perda.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames/CE
Nota do Blog: Hoje, 18/7/2017, completa-se um mês do falecimento do nosso colega acadêmico Paulo Carneiro. Possuidor de um alentado currículo, era conhecido, entre os seus pares, por seu espírito aguerrido e pelo ardor com que defendia suas convicções e seus ideais. Dentre suas obras, a biografia que escreveu sobre o Prof. Alfredo Monteiro, médico veterano de duas guerras mundiais, é o seu maior legado para a História da Medicina brasileira.
A nota acima reproduzida, extraída do Blog da Sobrames/CE, expressa igualmente o nosso particular pesar pela partida de Paulo Carneiro. Fomos companheiros de várias jornadas, desde os tempos de universitários, e compartilhamos empreitadas comuns, ainda que, por vezes, não mantivéssemos os mesmos pontos de vista. Fui por ele recepcionado ao ingressar na ABRAMES, saudado por bela peça oratória.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Editor do Blog

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog