terça-feira, 31 de março de 2020

COMO MELHORAR NOSSA RESPOSTA IMUNOLÓGICA?


Por Weiber Xavier (*)
Vivemos, atualmente, sob constantes agressões de toda sorte ao nosso organismo e com a ameaça crescente de novas infecções como a epidemia de coronavírus, dentre outros agentes. Há uma preocupação constante em como melhorar nossa resposta imune, o que fazer para que possamos incrementar nosso sistema imunológico e combater as doenças?
A resposta inicial em manter a primeira linha de defesa deve ser escolher um estilo de vida saudável. Não existe fórmula mágica nem panaceia farmacológica para melhorar nosso sistema imunológico. Existem recomendações da Harvard Medical School para manter nosso sistema imune forte e saudável de maneira natural e efetiva.
Como estratégia saudável para que nosso sistema imune funcione de forma adequada têm-se: Não fumar; manter uma dieta saudável rica em frutas e legumes; exercitar-se regularmente; manter o peso adequado; se ingerir álcool, somente com moderação; ter um sono adequado e reparador; manter a vacinação em dia; manter hábitos de higiene para evitar infecções, como lavagem das mãos frequente e moderar o stress.
Sabe-se que a pobreza, a falta de saneamento e desnutrição, assim como deficiência de alguns micronutrientes estão relacionados a um maior risco de infecção, porém, não existem estudos que comprovem que determinado suplemento ou erva ou megadoses de vitaminas possa aumentar a resposta imune e evitar infecções.
O exercício regular é um pilar fundamental dentre os hábitos saudáveis recomendados. Embora tenha inúmeros benefícios no controle do peso, da pressão arterial e da saúde cardiovascular ainda não existem evidências robustas sobre exercício moderado em pessoas não atletas e incremento do sistema imune; acredita-se que seja razoável pensar que é uma estratégia importante manter atividade física de forma regular a fim, também, de manter o sistema imunológico forte.
Existem atualmente muitas linhas de pesquisa sobre o efeito da idade, exercício, dieta, stress psicológico dentre outros fatores na resposta imune, até termos esses resultados mais consistentes uma boa maneira de ajudar nosso sistema imune é manter hábitos de vida saudáveis.
(*) Médico e professor de Medicina da UniChristus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 18/2/2020. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog