quarta-feira, 4 de março de 2020

ICC 75 ANOS: uma nova cultura em cuidado


Por Reginaldo Costa (*)

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC), em 75 anos, tem uma história que mescla conquistas, inovação, superação de desafios e visão empreendedora. A cada ano, mergulhamos em novos cenários para atuação, ampliando-nos para públicos muito mais amplos e diversos do que quando iniciamos a nossa jornada em 1944, a partir da nobre iniciativa de dez médicos e um padre, que deram um passo histórico e corajoso em montar um serviço de atendimento aos pacientes de câncer no Estado.
Hoje, somos mais que um hospital. A caminhada que iniciou em um ambulatório de consultas, um centro de Radioterapia e uma enfermagem de acolhida aos pacientes que não tinham onde ficar para concluir o tratamento, hoje se capilariza em três Centros de Especialidades de atendimento geral, na Faculdade Rodolfo Teófilo, no ICC BioLabs, na Casa Vida, no Hospital Haroldo Juaçaba e na LIV Saúde, cada um sempre alinhado e atuante dentro dos nossos propósitos que sempre nos enraizaram: a visão centrada no cliente e na busca de fazer o bem. Com tecnologia e humanização, revolucionamos o conceito de cuidado no Brasil e no mundo, colocando o Ceará em um cenário de destaque.
Neste ano, consolidamos a parceria com a International Business Machines (IBM), gigante tecnológica e desenvolvedora da inteligência artificial Watson for Oncology. No Brasil, o Hospital Haroldo Juaçaba é o único que integra 100% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na plataforma, que traz evidências e literatura global para os médicos, gerando tratamentos muito mais assertivos e seguros. Outro importante passo foi a histórica adesão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em parceria conosco, à inclusão de pareceres judiciais (para tratamentos oncológicos) no Watson. A solução suportará a decisão dos magistrados e trará maior efetividade na gestão de recursos públicos e privados.
É um orgulho fazer parte dessa família que é tradicional e inovadora ao mesmo tempo. Como médico, percebo a passos largos a evolução e a transformação no cuidado, com a adoção de condutas padrão-ouro e com constante capacitação e atualização do nosso corpo clínico e assistencial. Que sigamos olhando para o futuro, fincados nos valores que tanto nos representam.
(*) Médico cancerologista. Superintendente clínico do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Fonte: O Povo, de 9/1/2020. Opinião. p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog