sexta-feira, 6 de março de 2020

Posse de Laéria Fontenele na Academia Cearense de Letras




Aconteceu ontem à noite, 5 de março de 2020, no Palácio da Luz, a sessão solene de posse da professora e psicóloga Laéria Bezerra Fontenele na cadeira 24 da Academia Cearense de Letras (ACL), a mais antiga confraria literária em funcionamento no Brasil, que foi fundada em 1994, antecedendo a sua congênere nacional em três anos.
A solenidade foi conduzida pela Presidente do sodalício, Aca. Ângela Maria Rossas Mota de Gutierrez, e teve como cerimonialista a professora Regina Cláudia Pamplona Fiúza.
O discurso de recepção, em nome dos acadêmicos, foi pronunciado pelo Ac. Juareza Leitão, detentor de uma oratória vibrante, em cuja fala enalteceu as raízes familiares e os valores culturais e literários da recipiendária.
No seu bem traçado elóquio de posse, Laéria Bezerra Fontenele começou trazendo à baila os elementos norteadores da sua formação como especialista em psicologia e em psicanálise, e depois prosseguiu com a temática poética dos bardos que se vinculam à sua cadeira, tanto o patrono como os ocupantes predcessores. Grande parcela do seu discurso foi de exaltação ao Professor Pedro Paulo Montenegro, escritor e crítico literário de nomeada a quem substituía na ACL.
A solenidade foi prestigiada pela presença expressiva de intelectuais e membros de academias e de sociedades literárias locais.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog