terça-feira, 3 de março de 2020

NO REINO DA TOLERÂNCIA


Por Vladimir Spinelli Chagas (*)
Abro minhas participações comentando o momento vivido no Brasil, quando a onda da intolerância grassa por todos os lados tornando difícil ver alguém defendendo uma causa com debates, argumentando e analisando os contra-argumentos, avançando e recuando. Não. Hoje, um ponto de vista diferente é logo atacado. Se o meu "inimigo" diz ou faz alguma coisa, eu o xingo e desmereço o feito ou o dito. Afinal, se é bom, alguma má intenção carrega...
Esse comportamento me traz desconforto, pois, como tenho amigos queridos dos "dois lados", ao tentar discutir algo de forma objetiva, em vários momentos percebo não haver coro à minha voz simplesmente porque não interessa o fato, mas o personagem. Uns, para condenar e outros para defender o personagem. O fato é irrelevante.
Começo, pois, pelo Reino da Tolerância. Um lugar em que eu posso concordar ou discordar de alguém, criticando um fato, sem que importe antes quem é o personagem. Assim, meus "heróis" podem cometer erros e os meus "bandidos", acertos. O importante é analisar se o resultado é positivo.
E vale lembrar que fomos nós que criamos uma classe política - desculpem-me os bons - que se encastelou em muitas benesses e se apossou da riqueza nacional via corrupção, esquecendo o seu objetivo nobre de dar voz ao povo. Daí se permitiu que o Judiciário passasse também a alargar suas interferências a ponto de termos, hoje, um Supremo Tribunal Federal tão atacado, muitas vezes de forma desrespeitosa. E o clima de beligerância é hoje alimentado por todos.
O Reino da Tolerância, leitor, virá quando eu e você pararmos para refletir sobre o que estamos fazendo para que esse estado de coisas mude... ou se agrave. Se eu e você formos mais tolerantes com o outro e analisarmos e assim debatermos os fatos sem o ranço da intolerância, mas procurando tirar deles o que na verdade representam de positivo ou negativo, começaremos a mudança que o Brasil precisa. Primeiro, a de costumes. Depois, a do desenvolvimento sustentável.
Vamos começar uma jornada propositiva de coisas que gerem esse efeito? Ideias serão todas sempre muito bem-vindas para voltarmos ao tema. 
(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 2/2/20. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog