domingo, 14 de março de 2021

REGIÃO MILITAR X PEDACINHO DE TERRA

          Um sargento, encarregado de dar instruções aos novos recrutas, recebeu a incumbência de falar sobre as Regiões Militares do Exército Brasileiro. Ao adentrar no auditório, os circunscritos põem-se em pé em respeito à autoridade, que representa o elo entre o comando e a tropa.

Já no palco, o sargento cumprimenta os novos incorporados:

– Bom-dia, a todos! Sejam bem-vindos ao glorioso Exército Brasileiro! Podem se sentar!

Todos se sentam, ante a ordem do sargento.

O instrutor desenrola um mapa físico (geográfico) do Brasil, e começa sua preleção:

– Hoje vocês vão ser instruídos sobre a organização do Exército Brasileiro, no território nacional. Prestem bem atenção à minha fala. Não quero ouvir um pio ou conversa paralela, senão já terei gente pra ficar detido no quartel neste final de semana.

– Bem, como eu ia dizendo, uma região militar constitui um comando das forças armadas de um país, encarregada da administração militar de uma das partes do seu território. Ela tem como atribuição prover o apoio logístico aos Grandes Comandos, às Divisões de Exército, às Brigadas e às diversas unidades enquadradas em sua área geográfica de responsabilidade.

– Hum! Hum!

– Quem fez isso! Não me interrompam, não quero ouvir um só pigarro de vocês.

– Prosseguindo: No caso do Brasil, nós contamos com doze Regiões Militares do Exército.

E apontando para o mapa, com uma longa vara, discorre:

– A 1ª Região Militar, com jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, tem a sua sede do comando na cidade do Rio de Janeiro; a Região Militar, com jurisdição sobre o estado de São Paulo, tem a sua sede do comando na cidade de São Paulo; a Região Militar, ...

– Sargento! Por favor, desculpe-me interrompê-lo – entra em cena um recruta. Eu vi que cada Região Militar tem sua área delimitada e pintada com uma determinada cor. Mas tem uma pequena área no Centro-Oeste, entre a 9ª e a 11ª Região Militar, que está hachurada apenas com uma sombra.

– Isso não tem qualquer importância, rapaz! Vamos à frente: a Região Militar, com jurisdição sobre o estado do Rio Grande do Sul, tem a sua sede do comando na cidade de Porto Alegre; a Região Militar, com jurisdição sobre o estado de Minas Gerais, exceto a área do Triângulo Mineiro, tem a sua sede do comando na cidade de Belo Horizonte; a Região Militar, ...

– Sargento! Por favor, desculpe-me por interrompê-lo novamente. O senhor não nos deu explicação sobre aquela nesga de terra sombreada do mapa que existe no Centro-Oeste.

– Eu já disse que isso não tem nenhuma importância, recruta! Não me interrompa mais! Você está atrapalhando a minha aula. Vamos adiante... Como eu falava, a Região Militar, com jurisdição sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina, tem a sua sede do comando na cidade de Curitiba; a Região Militar, com jurisdição sobre os estados da Bahia e de Sergipe, tem a sua sede do comando na cidade de Salvador; a Região Militar, ...

– Sargento! Desculpe-me por interrompê-lo de novo. Eu continuo sem entender o porquê daquela faixa de terra sombreada do mapa. Afinal, ela está sob a jurisdição de qual Região Militar?

O sargento, que não sabia da resposta, pois era um pouco bitolado, retira o mapa da parede, enrolando-o, pondo fim a sua preleção:

– Eu vim aqui para falar sobre grandes regiões geográficas, e não de um pedacinho de terra onde o cão perdeu as botas. A aula tá terminada.

Nisso, o auditório caiu em uma estrepitosa gargalhada, seguida de alguns contidos apupos.

E aí o sargento perdeu as estribeiras, diante do chato perguntador, sentenciando-lhe:

– Você está detido por uma semana, para aprender a não atrapalhar as instruções.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Ordinário, marche! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2015. 112p. p.83-85.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog