domingo, 16 de abril de 2023

YEHUDI MENUHIN

O Prof. Haroldo Juaçaba recebeu primorosa formação educacional em colégio marista, que aliada à sua educação doméstica, fizeram-no um cidadão que bem sabia apreciar a cultura, em geral, e as artes, em particular. Da infância à adolescência, completou a sua formação com a educação musical, dedicando-se ao estudo do violino, prática que interrompeu ao se fazer médico, não lhe restando tempo para esse ofício de violinista. O gosto pela música erudita, no entanto, permaneceu nele, e isso era uma qualidade que ele apreciava ver também em seus pares.

Uma vez, nos anos oitenta do século passado, encontrei o Dr. Haroldo no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), logo após o término da fase de entrevistas da seleção da Residência Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio, por ele conduzida. Notei que ele estava um tanto acabrunhado e, na ocasião, ele me narrou uma pequena decepção que tivera com um dos concorrentes da RM em Cirurgia Geral.

– Veja só, Marcelo! Nas entrevistas de hoje, um dos aprovados na fase das provas, de nosso processo seletivo, falou-me que era violinista.

– Mas isso é uma raridade nos tempos atuais. Merece até ser comemorado – argumentei.

– Eu fiquei, em princípio, encantado com um rapaz, porque isso me fez voltar aos meus tempos de juventude.

– Do tempo em que o senhor tocava violino?

– Sim. Daqueles bons tempos, já tão distantes.

– Mas, qual foi a razão do seu desencanto, professor?

– Bem! Quando o candidato me disse que era violinista, eu, entusiasmado, perguntei se ele conhecia Yehudi Menuhin.

– E o que ele respondeu?

– Ele disse não e ainda indagou se se tratava de um grande cirurgião.

– Foi surpreendente identificar um aficcionado do violino que desconhece o maior violinista deste século – retruquei.

– Não deu mais para prosseguir a entrevista do candidato. Talvez ele nem tocasse o instrumento; quisesse apenas fazer média comigo – afirmou, meio ressabiado.

* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.35-36.

Fonte: SILVA, M.G.C. da. Yehudi Menuhin. In: SOBRAMES – CEARÁ. A plenos pulmões. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2021. 340p. p. 232-233.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog