quinta-feira, 17 de março de 2011

REVELAÇÕES DE UM “MAQUISARD”: resenha


O livro “Revelações de um Maquisard - Révélations d’un Maquisard” é uma produção literária, inscrita na categoria de teatro. A obra foi editada sob os auspícios da Secult-CE, mediante aprovação no Edital do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense, na Categoria Dramaturgia, patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará.
Trata-se de uma edição bilíngue, com tradução francesa da Profa. Cristiene Ferreira da Silva, e prefácio do jornalista e teatrólogo Gilmar de Carvalho.
O tempo/momento da encenação é julho de 2000, porém a trama está notadamente focada na França, durante a II Guerra Mundial, entre 1940 e 1943, e com arremate nas celebrações do “14 de Julho” de 1948, em Paris, quando o personagem central é condecorado pelo governo francês.
A peça incorpora um rico acervo fotográfico da época, sob o formato de ilustrações em anexo à obra, e possibilita a utilização de imagens vivenciadas na II Grande Guerra, passíveis de impressão e/ou de encenação com recursos de multimídia, com projeção de imagens permeadas por canções francesas, que enobrecem o espetáculo, propiciando um clima de enlevo ao público presente.
A solenidade de lançamento do livro “Revelações de um Maquisard - Révélations d’un Maquisard” será uma promoção conjunta da Universidade Estadual do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e da Aliança Francesa de Fortaleza.
O evento, a ocorrer em 17 de março de 2011, às 19h30, no Espaço da Palavra da Faculdade Farias Brito, situada à Rua Castro Monte, 1.364, esquina da Av. Dom Luiz (Varjota), terá sua renda revertida para as ações sociais do “Movimento Emaús – Vila Velha”.
O autor e seu livro serão apresentados pelo Diretor de Ensino da Faculdade Farias Brito e membro da Academia Cearense de Letras, Prof. Genuíno Sales. Pretende-se que a noite de autógrafos seja revestida das cores francesas, sob a forma de canções e projeções em multimídia, trazendo os encantos parisienses ao seleto público convidado.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Um comentário:

Ana Margarida disse...

Félicitation pour le livre "MAQUISARD".
C'était une très belle nuit
avec beaucoup des chansons françaises

 

Free Blog Counter
Poker Blog