quinta-feira, 14 de julho de 2011

JOÃO BRAINER CLARES DE ANDRADE: novo associado da Sobrames/CE

Nascido em Mombaça-CE, em 13/12/1990, João Brainer Clares de Andrade fez os seus primeiros estudos em sua cidade natal, de 1990 a 2003, prosseguindo-os em Fortaleza, no Colégio Farias Brito, no qual foi pesquisador do Projeto “FB Scientia”, sendo premiado, por ocasião da 57ª Reunião Nacional da SBPC.
Prestou vestibular e foi classificado par o concorrido curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, em 2008. No campo da iniciação à docência da UECE, foi monitor, entre os anos de 2008 e 2010. É bolsista PIBIC/CNPq, com experiência em pesquisas em Neurologia, em Educação Médica e em Saúde Mental. Tem um trabalho completo publicado em anais de congresso internacional e 23 resumos apresentados em eventos científicos.
É membro atuante do Centro Acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar (CAJEA), tendo integrado a sua diretoria, na gestão de 2009 a 2011. Exerce ainda o mandato de Conselheiro Discente no Conselho Universitário da UECE e de Presidente do Conselho de Ligas Acadêmicas da UECE, além de ser ex-membro, também discente, do Comitê de Ética em Pesquisa da UECE.
O seu fazer literário começou cedo, ainda quando colegial, em 2005, como colunista mensal do Jornal Folha de Mombaça, função que ainda hoje exerce. Por ocasião do lançamento do seu primeiro livro, recebeu da Prefeitura Municipal de Mombaça, em 2005, o troféu de Honra ao Mérito. Publicou, nessa fase estudantil, seus dois primeiros livros: Crônicas que desafiam o debate na cidade, em 2005, e Entre risos e tiros, em 2007. No prelo, encontra-se o seu terceiro livro: Alô? Uma ligação com o mundo, previsto para ser lançado pela Editora da UECE, em 2011.
Publicou treze artigos no Jornal do Leitor, e um na seção Opinião, do jornal O Povo. De sua autoria, também consta: Asclepianos “made in” Ceará, publicado na Revista MedUECE 2010, além de dois artigos no site Escolas Médicas do Brasil.
É membro imortal da Academia de Letras do Brasil, exercendo a presidência dessa Academia no Ceará. Ingressou na Sobrames/CE, em 2011, apresentado por Marcelo Gurgel, na reunião de 14/02/2001, sendo o primeiro sócio admitido na Categoria Estudante, dessa entidade.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog