sábado, 9 de julho de 2011

GERALDO GONÇALVES: 90 anos de vida exemplar


Prof. Geraldo Gonçalves prestigiou, com sua presença, a nossa posse na Academia Cearense de Medicina, em 13 de fevereiro de 2009.
O Prof. Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves nasceu em 8/07/1921, no município de Acaraú, Ceará. Aos três anos de idade veio morar em Fortaleza, onde recebeu apurada educação marista, propiciada pelo Colégio Cearense Sagrado Coração.
Formou-se em Medicina, no Rio de Janeiro, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, em 7/12/1944.
Começou suas atividades profissionais como generalista, abraçando posteriormente a Cardiologia, para, finalmente, fixar-se na Reumatologia, tornando-se o primeiro reumatologista do Ceará. Inaugurou também o ensino dessa especialidade, no estado, sendo igualmente responsável pela formação de sucessivas gerações de reumatologistas cearenses.
Iniciou suas funções no magistério superior no Ceará, como assistente do Professor Jurandir Picanço, da Faculdade de Medicina do Ceará, em 1952, antes mesmo da fundação da Universidade Federal do Ceará (UFC), desligando-se dessa universidade em 1988, aposentado após 37 anos de serviço. Foi durante muitos anos Chefe do Departamento de Medicina Clínica e Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFC.
Fora da docência, Geraldo Gonçalves foi médico da Assistência Municipal de Fortaleza e manteve uma concorrida clínica privada, na condição de profissional liberal Em que pese a sua curta permanência, exerceu uma proveitosa administração à frente da pasta estadual da saúde, em resposta à nomeação para o cargo de Secretário de Saúde do Estado do Ceará, no Governo César Cals.
A aposentadoria funcional veio acompanhada de outros encargos, canalizando os seus esforços e competência para a Academia Cearense de Medicina, da qual foi fundador e ocupante de vários cargos diretivos, incluindo a presidência desse sodalício.
O avançar dos anos não o abateu, mantendo-se produtivo e cumprindo ousados desafios no campo literário, ao trilhar o campo das ideias, como memorialista. É sócio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Ceará.
O seu nome está imortalizado na Academia Cearense de Medicina, na Academia Brasileira de Reumatologia, na Medalha do Mérito Reumatólogico Prof. Geraldo Gonçalves e também como Patrono dos Médicos de 1977 da UFC. É cidadão fortalezense, título conferido pela Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2010, a UFC, embora tardiamente, outorgou-lhe o Diploma de Professor Emérito.
Hoje, ano de 2011, comemorando os seus bem vividos noventa anos, permanece lúcido, ativo e obstinado em se fazer útil. Possuidor de um farto senso de humor, colecionou, ao longo da vida, uma série de causos médicos, alguns deles tornados públicos em suas memórias. Encara a “indesejada das gentes” com tanta naturalidade, que costuma anunciar que já se encontra na “plataforma de lançamento”, desta para a melhor, e até cobra que seja feito o seu necrológio, quando isso vier a ocorrer.
Que Deus o conserve assim, por mais muitos anos, entre nós, para gáudio de seus familiares, amigos e colegas, que tanto o admiram.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cadeira Nº 18

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog