sexta-feira, 22 de junho de 2012

BEATRIZ DA SILVA, uma santa portuguesa

Beatriz da Silva de Menezes nasceu em Campo Maior, no Alentejo, em 1437. Seus pais pertenciam à nobreza e guardavam parentesco com a família real portuguesa. Foi educada por frades franciscanos, que nela semearam um intenso sentimento cristão, ético e moral e uma especial devoção à Imaculada Conceição.
A Princesa Isabel de Portugal, filha do Rei D. Duarte, casou-se com D. João II, o rei de Castela, e levou a sua prima Beatriz como sua dama de companhia, junto à corte castelhana, fincada em Tordesilhas.
Beatriz era muito jovem e bela; de alma transparente e cristalina. Para algumas pessoas do seu tempo, ela “era formosíssima, prudente, afável, inteligente e gentil”; chegaram a descrevê-la: “que era bela, maravilhosamente bela, até ao deslumbramento”. A sua beleza, graciosidade e doçura, conduziu a que muitos pretendentes nobres desejassem esposá-la, recusando-os por nutrir a sua intenção de apenas servir ao Cristo Jesus.
A sua beleza fulgurante despertou um ciúme doentio na rainha, temerosa de vir a perder o marido, em virtude das mesuras que o rei concedia à Beatriz, a qual, de nenhum modo, buscava atrair as atenções de quaisquer cavalheiros, uma vez que almejava tão somente o recolhimento, devotando o seu amor à Deus.
Tomada de ciúmes, a Rainha Isabel tramou o desaparecimento da prima, encerrando-a em uma urna, para que ali perecesse asfixiada. Três dias se passaram, até que D. João de Menezes, tio de Beatriz, preocupado com o desaparecimento da sobrinha e ciente do ciúme que dominava a rainha, cobra de sua alteza uma explicação, e esta o conduz ao local, onde estava a urna, para que ele visse o corpo inerte de Beatriz. Ao abrir a urna, para espanto da rainha, Beatriz estava viva e mais bela do que sempre fora.
Nos três dias em que ela permaneceu trancafiada, na escuridão da urna, esperando a morte chegar, apareceu-lhe a Santíssima Virgem com um menino nos braços. Nossa Senhora trajava um hábito todo branco, com um manto azul a cobri-la, e portava um escapulário. A Virgem Imaculada, padroeira de Portugal, anunciou-lhe que seria mãe de muitas filhas e fundasse uma Ordem dedicada ao serviço e louvor do mistério da sua Conceição Imaculada.
Após o acontecido e, com a autorização da rainha, a quem Beatriz perdoou, ela abandonou a Corte, em Tordesilhas, retirando-se para a cidade de Toledo, onde viveu, voluntariamente, em completa clausura, no convento dominicano de São Domingos O Real, no qual passou trinta longos anos, longe de tudo e de todos os seus entes queridos e totalmente desprendida das vaidades terrenas e desejos mundanos. Como a beleza do seu rosto foi o motivo de tantas desavenças na corte, cobriu-o com um véu branco durante o resto da sua vida, exceto em raríssimos momentos.
Beatriz renunciou a tudo: sua excelsa beleza, sua posição social, sua fortuna e a oportunidade de fazer um belo casamento, para se enclausurar em um convento, onde nem freira era. Na verdade, sem vínculo monástico algum, ela pode saciar sua sede de Deus e preparar-se, demoradamente, para a carismática obra a que fora designada pela Virgem Imaculada.
A soror Catarina, do Convento de São Domingos O Real, para quem a vida de Beatriz era verdadeiramente exemplar, assim se pronunciou sobre a mesma: “Florescia em todas as virtudes e comia parcamente, que era tida por santa e obrava milagres, que se distinguiu sempre por sua humildade e obediência às superioras”. Das rendas, que possuía, reservava uma pequena parcela para si, e a parte maior ela despendia em esmolas.
Auxiliada pela Rainha Isabel, “a Católica”, que lhe concedeu o Palácio de Galiana e a Igreja de Santa Fé, em Toledo, Beatriz deixa o Convento de São Domingos O Real, para se instalar com mais doze virtuosas donzelas, no local que a rainha lhes dera. Composta a Regra, a mesma é enviada ao Papa Inocêncio VIII, acompanhada de petição da rainha Isabel, “a Católica”, para que Sua Santidade aprovasse essa Ordem, com o título da Imaculada Conceição, cuja Bula de aprovação foi expedida em 1484.
Já havia sido marcada pelo Bispo de Toledo a celebração das profissões, de Beatriz e das suas doze companheiras, quando a Santíssima Virgem novamente lhe aparece, falando-lhe: “Dentro de dez dias virei buscar-te, porque não é vontade de Meu Filho que gozes aqui na terra o que tanto desejaste”.
Registra-se que, no momento derradeiro, ao levantarem-lhe o véu, para lhe fosse ministrado o sacramento da Unção dos Enfermos, todos viram, assombrados, que, do seu rosto, saíam raios de luz que iluminaram todo o cômodo em que se encontravam, e uma estrela luminosa fixou-se emsua testa, ali permanecendo até que exalou o último suspiro. É por essa razão que a imagem de Santa Beatriz da Silva é representada com uma estrela na fronte.
Sua morte ocorreu em Toledo, na atual Espanha, em 9 de agosto de 1492. Ela foi, oficialmente, beatificada a 28 de julho de 1926, pelo Papa Pio XI, e canonizada a 3 de outubro de 1976, pelo Papa Paulo VI.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 8(59): 4-5, junho de 2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog