sexta-feira, 1 de junho de 2012

HAROLDO JUAÇABA: três anos de sua partida

Por Elsie Studart Gurgel de Oliveira (*)
Parece que foi ontem. Três anos atrás, o calendário marcava o início do mês de junho. Tempo meio frio e sujeito a chuvas esparsas. Prenunciava-se a chegada dos festejos juninos, com seus balões e suas músicas tradicionais.
Para o Instituto do Câncer do Ceará, no entanto, o clima não era de comemoração. Afinal, finara-se, aos 90 anos, o seu presidente, Haroldo Gondim Juaçaba. Mesmo assim, a hora era de celebração. Celebração da vida de quem, por 46 anos dividira com o Dr. Waldemar Alcântara, a presidência da Instituição, este, como titular, ele, na qualidade de vice. Nos 19 anos seguintes o Dr. Haroldo Juaçaba ficou à frente da entidade, comandando a tropa encarregada de construir e por, em funcionamento, o Hospital do Câncer que, hoje, merecidamente, leva o seu nome.
Sua competência, seu dinamismo e, principalmente, sua honestidade, serão sempre lembrados, como exemplos de cidadania e de dignidade humana. Falar de Haroldo Juaçaba e falar de alguém, cuja vida foi inteiramente devotada a servir... servir... servir. Nada mais justo, portanto, que reverenciar sua memória, que cultuar sua personalidade, ornada de tantas virtudes, que não deixar o tempo esmaecer as incontáveis realizações por ele chanceladas.
Haroldo Gondim Juaçaba, não é só uma referência nacional, na área da cancerologia. A forma como viveu, espalhando conhecimentos, somando experiências, estabelecendo parcerias, distribuindo benefícios e agregando sólidas amizades, transformou-o em um ícone, para a sociedade cearense e de Fortaleza, em particular.
A ele, todo o respeito, ancorado em uma saudade que se faz cada dia maior.
(*) Do CEP/ICC. Professora.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog