segunda-feira, 4 de junho de 2012

Martinho Rodrigues x Mozart Brandão

Como quem descobre um santo para cobrir outro, a Câmara Municipal de Fortaleza, extemporaneamente, trocou o nome da Rua Martinho Rodrigues por Rua Maestro Mozart Brandão, sem consulta aos moradores do logradouro e de suas imediações, e em franco de respeito à memória do homenageado de outrora.
Presto a minha solidariedade ao protesto do médico e professor Martinho Rodrigues Fernando, que assim discorre sobre o assunto que foi veiculado em O Povo, de 3/6/12:
Essa rua foi assim designada oficialmente quando da comemoração do centenário de Martinho Rodrigues de Souza, figura das mais importantes na história do Ceará: advogado, jornalista, político de oposição, HONESTO, trabalhador, e abolicionista dos mais atuantes, tendo sido deputado federal e tendo importante atuação na Primeira Constituinte deste país sem memória.
Que seja feita a homenagem ao maestro Mozar Brandão em outra rua, sem nome, mas sem desmerecer um dos mais importantes vultos da nossa história.
Maiores detalhes sobre Martinho Rodrigues na Internet.
M R

Vejam agora o que diz o jornal O Povo:

Um comentário:

gipsy disse...

Prof. Marcelo Gurgel, a Rua Martinho Rodrigues continua em seu lugar: com início na Av 13 de maio e término na Av Eduardo Girão. A homenagem prestada a ele não foi retirada. A rua da reportagem de O POVO não tinha denominação oficial, apenas era erroneamente conhecida como Martinho Rodrigues. Portanto, não havia necessidade de consulta pública em logradouro que não possui denominação oficial. Assim, ganha Fortaleza, que tem a oportunidade de homenagear a duas grandes personalidades de sua história: Martinho Rodrigues e Mozart Brandão.

 

Free Blog Counter
Poker Blog