sábado, 28 de setembro de 2013

OS SANTINHOS DE ANTIGAMENTE



Meninos e meninas da metade do século passado, essas, especialmente, recebiam uma educação doméstica, em que pesava um forte conteúdo de formação cristã.
Não raro, as garotas eram matriculadas em escolas religiosas, onde aprendiam de tudo sobre a Santa Madre Igreja. Ali exercitavam os mandamentos de Cristo, cultivavam os dons espirituais, freqüentavam missas, rezavam ladainhas, sempre glorificando o Pai, autor de todas as maravilhas encontradas na terra.
Ao se porem moças, as meninas de antigamente costumavam mandar mensagens às colegas, através de santinhos, escrevendo no verso frases de efeito, como esta: “Quando vires a tarde triste e o céu querendo chover, lembra-te que são meus olhos, que choram por não te ver”; ou esta: “Tenha-me na lembrança, como eu te tenho no coração”. Nos dias atuais, esses “oferecimentos” poderiam até ser vistos de uma forma “suspeita”, por conta da maledicência. Entretanto, eles eram puros, inocentes, ingênuos sem qualquer traço de pecado.
É interessante destacar que a qualidade desses “santinhos “, denunciava o nível social de quem os usava para suas dedicatórias. Por exemplo: no Colégio da Imaculada Conceição, frequentado pelas classes alta e média-alta de Fortaleza, havia quem fizesse uso desse “brindes”, trazidos da Europa, muitas vezes com inscrições em francês e/ou mesmo em latim. Enquanto isso, nos estabelecimentos públicos, igual costume de se comunicar era verificado, só que ao invés dos “santinhos” made in France, eram utilizados os que serviam de propaganda da Pomada Minâncora. O efeito, nos dois casos, não era diferente: comunicação feita, pensamento exteriorizado e alegria recíproca entre “dar e receber”.
Um fato digno de registro era a preferência que se dava aos “santinhos”, com a imagem de Maria, talvez pela identificação do gênero. Era comum que eles trouxessem invocações à Santa Mãe de Jesus, sempre pondo em realce a sua misericordiosa proteção. Essas singelas ofertas, se trazidas da França, eram guardadas como verdadeiras relíquias. Tais preciosidades atravessaram décadas, chegando ao século XXI intactas, denunciando o refinamento de uma época em que a sociedade primava pelos bons costumes, sem se ater ao mundanismo que hoje impera.
As famílias, note-se bem, já não educam seus filhos dentro de uma linha cristã (há exceções, obviamente). As mães, da mesma forma, já não seguem o exemplo de Maria, reservando mais tempo para si, em detrimento da assistência aos filhos, carentes de amparo, principalmente nas questões emocionais. Perde-se, pois, mais tempo com as coisas materiais, do que com as relacionadas ao espírito (há mães, entretanto, que contrariam a regra geral). O que de mais importante há, nesses “santinhos”, não é o seu valor histórico, mas a denúncia que ele sugere na mudança de hábitos culturais.
A garotada deixou de usá-los, como veículos de comunicação, até se chegar ao ponto de a “galera” do novo século ter adotado novas formas de mensagens. Agora, tudo tem a ver com internet, msn, facebook, blog, I-pad e por aí vai. Com isso, vão se perdendo os referenciais da boa escrita, e o que é pior, ficam todos expostos nas redes sociais, sinalizando perigos em grande parte dos relacionamentos.
Que tal dar um retorno às origens? Ainda é tempo de experimentar a vida, sem maquiagem. Mesmo que se diga hoje, com frequência, “Maria, passa na frente”, seria oportuno, também voltar à era dos “santinhos”, deixando escrito, no seu verso, a dedicatória que qualquer pessoa de fé faria, para uma pessoa amiga: “Que Maria te proteja. Seja feliz”!
Elsie Studart Gurgel de Oliveira
Escritora e memorialista.
.
Nota: Com este artigo, publicado, originalmente, em O Povo, no Jornal do Leitor, de 27 de abril de 2012, a SMSL rende homenagem póstuma a Elsie Studart, recentemente

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog