quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

História de Pacoti é resgatada em livro inédito de memórias




A obra "Pacoti, História & Memória" é fruto de pesquisa realizada pelo historiador, durante sete anos nas mais diversas instituições de pesquisa do Estado e do Brasil, dentre eles o Arquivo Público do Estado do Ceará e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, incluindo o Arquivo Público Municipal de Pacoti, que foi criado e organizado a partir de 2009.
Sua narrativa aborda o histórico do município de maneira inovadora nos moldes da historiografia moderna, trazendo à baila assuntos pertinentes ao desenvolvimento da identidade sociocultural da região, diferindo-se da bibliografia existente sobre os municípios do Interior do Nordeste, a qual, geralmente, se utiliza do discurso positivista, de vultos ilustres e outros heróis.
De acordo com o escritor, a obra poderá ser bem aplicada na rede municipal de ensino, especialmente na formação dos jovens, para a promoção da educação patrimonial e do direito à memória.
A pesquisa é a primeira a ser publicada sobre Pacoti. Poderá servir de incentivo a novas estudos e pesquisas acerca do interior cearense, muito necessários e atualmente em ascensão. A transcrição de documentos, resgate de antigas fotografias e tabelas informativas fazem parte do layout do livro. No final de sua introdução, o autor indica que "... passado e presente, juntos, estão para ensinar. Portanto este livro não está pronto, acabado. Ele precisa de você, do seu tempo, para funcionar como ferramenta de produção de conhecimento, que transforma e revitaliza nossa História de cada dia e aquilata nossa identidade cultural". Nisto, Levi Jucá buscou trilhar em oito capítulos uma história temática na tentativa de lançar luzes em diversas áreas do universo municipal.
Trata de assuntos como educação, economia, saúde e formação sociocultural do lugar, a partir do século XIX, quando da formação do povoado da Pendência que daria origem à cidade de Pacoti. A obra aproveitando para corrigir antigos erros historiográficos das cópias que marcaram a ausência de pesquisas sérias e embasadas em fontes diversificadas.
Fonte: Diário do Nordeste, de 16 de janeiro de 2014.
Nota do Editor do Blog: o livro será relançado dia 21/02/14, sexta-feira, em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog