sexta-feira, 20 de março de 2015

CASA DO BARÃO



Por Eduardo Fontes (*)
O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) completou 127 anos de efetiva existência e, para assinalar a data, editou o volume 127 da sua Revista, por ocasião da solenidade de posse do acadêmico Ednilo Gomes de Soárez, reeleito para a presidência da notável Casa do Barão de Studart. A mais antiga instituição cultural do Estado, sediada em belo palacete na Rua Barão do Rio Branco, cuida da história e faz história, alçando-se entre as mais importantes instituições culturais do País. Daí a responsabilidade de dirigi-la.
Lendo-se o resumo das atividades do então presidente José Augusto Bezerra, no período de setembro de 2007 a maio de 2013, publicado na referida Revista, constata-se o quanto o devotado amante da história e da bibliografia fez pelo Instituto aniversariante, com o apoio de seus pares. Equilibrou as finanças da Casa, projetou-a, ampliou o acervo bibliográfico e a hemeroteca, promoveu reformas físicas na sede, cuidou da conservação dos bens, instalou câmeras, iluminou a entrada do edifício, contratou bibliotecárias, climatizou o ambiente, adquiriu computadores e colocou em rede o rico acervo bibliográfico da entidade.
Outras aquisições constam da lista de realizações do ex-presidente, em boa hora sucedido por Ednilo Soárez. A par disso, Augusto Bezerra incentivou atividades culturais, ao promover palestras, entrevistas, cursos, premiações, e ao participar de encontros nacionais e das Bienais Internacionais do Livro.
À frente hoje da Academia Cearense de Letras promove a restauração do belo e antigo Palácio da Luz, antes tão esquecido. Alvíssaras.
(*) Jornalista e Administrador.
Fonte: Diário do Nordeste, de 18/3/2015. Ideias. p.2

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog