segunda-feira, 20 de junho de 2016

ANÚNCIO NO RS: Parecia declaração de amor, mas era trabalho da faculdade


Anúncio de venda de anel que viralizou no Facebook era um trabalho de faculdade
Por Lucas Azevedo
Colaboração para o UOL, em Porto Alegre
"Ela disse não" – é esse o título de um classificado curioso que foi publicado na edição impressa do jornal gaúcho Zero Hora na manhã da última quinta-feira (17). Com um "textão", o anunciante de Porto Alegre -RS colocava à venda um anel de ouro 18K.
Segundo o autor do anúncio, a anel era o que havia restado do pedido de casamento que ele descreve com riqueza de detalhes.
O próprio jornal compartilhou uma foto do anúncio em suas redes sociais e a história viralizou no Facebook. Ao final da quinta-feira, os jornalistas do Zero Hora publicaram a "real história": não era o triste relato de uma desilusão amorosa, mas um trabalho de faculdade.
O autor é o mestrando em Letras da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) Samir Arrage. E a publicação, um experimento para a disciplina de literatura comparada, do mestrado em escrita criativa.
Até a manhã desta sexta (17/6/16), mais de 800 e-mails enchiam a caixa do e-mail divulgado para entrar em contato com o dono do anel.
Bem casado e com filho a caminho
"Tive a ideia de veicular esse miniconto de ficção, que nada tem a ver com minha história pessoal, como forma de experimentar a literatura invadindo outros espaços [o da publicidade em jornal]", conta Arrage.
Samir é "bem casado", e sua mulher está grávida do primeiro filho do casal.
"Desenvolvi um trabalho em que escrevi pequenos contos e, um deles, fiz tragicômico, parodiando a linguagem de um anúncio de classificados", explica o publicitário, que não esperava tamanha repercussão com a iniciativa. 
Das correspondências recebidas, muitas pessoas se interessaram pelo negócio e solicitam mais informações sobre o anel à venda, outros se compadecem pelo sofrimento do personagem.
'Tu merece coisa melhor'
"A maioria dos e-mails é em um tom de 'ah, tu merece coisa melhor, bola pra frente'. Muita gente consolando", conta o publicitário. Ele conta que algumas mensagens pareciam paquera, elas sugeriam: "vamos conversar mais..."
"Não foi pensado nem proposital. Esperava receber meia dúzia de e-mails e anexar no final do trabalho da faculdade", diz. "Até brinquei que nunca mais algo que eu escrever vai ter tanta gente lendo."
Veja o texto na íntegra:
ELA DISSE NÃO
VENDE-SE anel de ouro 18k c/ brilhante, s/ uso, única (possível) dona declinou. Acendi velas, forrei o piso c/ pétalas (vermelho metálico) preparei talharim à carbonara (receita copiada da internet). Operei o saca-rolhas, servi 2 taças com malbec (argentino). Jazz (instrumental/americano) ao fundo. Antes da sobremesa: encostei joelho (direito) no piso soterrado por flores. Destampei o casulo aveludado. Proposta feita. Ao que parece, oportunidade única, p/ ela, nunca foi. Lacrimejou/berrou/culpou a rotina (1 clichê). C/ apenas 8 meses de uso, fui substituído por 1 rapazote 0km. 1 estagiário de Direito, 23 anos (revisado em rede social). Colega de trabalho, mais potência, 6 gomos no abdômen. Em péssimo estado, busco, ao menos, recompensa financeira. Voltei a fumar (clichê, 2). Bem que mamãe (falecida, 3 anos) sempre avisava: as coisas do coração não têm pisca-pisca. Enfim, negocia-se. Aceitamos ofertas/trocas/ombro amigo e histórias a combinar c/ essa. Envie p/: eladissenao@gmail.com"

Fonte: UOL Notícias, de 17/06/2016.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog