quarta-feira, 1 de março de 2017

QUARESMA: abramo-nos à Palavra que transforma


Padre Rafhael Silva Maciel (*)
Com a celebração das Cinzas, iniciamos o tempo da Quaresma, num caminho que nos levará até a Páscoa. A Quaresma é o tempo anual propício para a revisão da vida espiritual pessoal, com Deus e com os irmãos.

Nas palavras do papa Francisco, “a Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola” (Mensagem para a Quaresma 2017). A esses exercícios espirituais, o Santo Padre conclama os católicos e as pessoas de boa vontade a perceberem a riqueza e a força da Palavra de Deus “que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo” (Francisco, idem).

O início do ano 2017 foi marcado por rebeliões – que geraram tantas mortes, por mais revelações de esquemas corruptos; tudo isso nos colocou mais uma vez de frente com o caos e a desordem, e exatamente esses fatos, unidos a tantos outros, pedem da sociedade como um todo, mas de cada pessoa em particular, um caminho de conversão. Por isso mesmo, é preciso reconhecer que “a Palavra de Deus é uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus” (Francisco, idem).

A cada ano, a Igreja tem chamado todas as pessoas, em especial seus fiéis, a reverem seus caminhos, suas opções e suas condutas, porque “a Quaresma é período de penitência, de conversão, de mudança do coração (metanoia), que se inspira em diversos motivos, mas sobretudo nasce da meditação da Paixão e da Morte de Jesus Cristo” (São João Paulo II).

Que o tempo quaresmal seja de reconciliação, porque “também hoje ressoa, com vigor, a voz do Senhor que chama cada um de nós a cuidar do outro” (Bento XVI). E assim, transformados interiormente, possamos ajudar a transformar o mundo em que vivemos pela força da Palavra. Santa Quaresma!.
(*) Reitor do Seminário Propedêutico de Fortaleza; Missionário da Misericórdia.
Fonte: O Povo, de 1/3/2017. Opinião. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog