domingo, 19 de março de 2017

Eis o tempo favorável! Eis o dia da Salvação

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)
Neste mês de março vivemos o tempo de Quaresma, tempo favorável de conversão, aprofundamento da fé. Por meio da oração, do jejum e da caridade, nos preparamos para celebrar o centro de nossa vida cristã, que é o Mistério Pascal: paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade como itinerário evangelizador para o tempo de Quaresma a partir de uma realidade específica de exclusão. A Igreja ao propor como tema da Campanha deste ano: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), pretende, especialmente à luz do Evangelho, dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam.
Três exercícios espirituais são intensificados neste período de preparação, e busca de conversão: esmola, oração, jejum. Eles devem nos levar ao reconhecimento da necessidade da partilha, a evitar que nosso coração seja prisioneiro dos bens materiais, a nos voltarmos ao Senhor e só a Ele servir.
Não podemos ficar com esta fé do milagre, esta fé que acreditamos só quando vemos cura. É tempo de conversão
Jesus nos apresenta algumas máximas, e uma delas é: “não podeis servir a dois senhores” (cf. Lc 16,1-13), e Jesus dá nome a esses dois senhores: Deus e ao dinheiro.
Jesus não está dizendo que nós teremos que viver sem dinheiro, sem bens. Pensar assim é ter uma visão muito simplista da palavra de Deus. O que Nosso Senhor está dizendo é que nós não podemos nos apegar e colocar nosso coração nos bens materiais, manipular o próximo para proveito próprio, sermos coniventes com a injustiça.
Não quero aqui fazer apologia à pobreza nem à riqueza. O que Deus quer de nós é que sejamos solidários, que tenhamos essa disposição de partilhar o que temos, porque essa desigualdade de poucos terem muito, e muitos terem nada, não agrada a Deus.
Na Quaresma nos cabe uma reflexão profunda, se, de fato, temos uma fé amadurecida. Para a grande maioria, se eu perguntar: quem acredita em Deus? Todos levantam a mão. Mas em que Deus nós acreditamos? Um Deus que não compromete? Um Deus que não tem nada a ver conosco?
Não podemos ficar com esta fé do milagre, esta fé que acreditamos só quando vemos cura. É tempo de conversão, de voltar-se ao Senhor. É uma luta constante, mesmo na vida dos santos; é a busca de servir a um único Deus, vivo, que requeira esforço. E isso não se dá de uma só vez, mas a cada dia, renunciando a tudo o que nos afasta de Deus e nos aproximando da luz que é Jesus Cristo.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 6/3/2017. Espiritualidade/Opinião. p.17.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog