terça-feira, 15 de outubro de 2019

Aos 60 anos, um HUWC renovado e cheio de planos


Por José Luciano Bezerra Moreira (*)
Em novembro de 2013, a Universidade Federal do Ceará assinou contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que passou, com isso, a administrar o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). Nestes 60 anos de história, seis deles da nova gestão, o HUWC está funcionando a pleno vapor.
Com a chegada da Ebserh, foi possível a contratação, via concurso público, de 1.037 profissionais de diversas áreas do HUWC, que contribuíram para a abertura de serviços, como as Linhas de Cuidado em Obesidade e Diabetes, assim como a realização de procedimentos inéditos, a exemplo do primeiro implante coclear.
Só em 2018, o hospital universitário realizou cerca de 250 mil consultas, cinco mil cirurgias e quase um milhão de exames. Entre 2015 e 2018, a instituição recebeu em torno de R$ 21 milhões para a compra de equipamentos médico-hospitalares, mobiliário etc, o que permitiu reestruturar e modernizar serviços, como aconteceu com a endoscopia e a oftalmologia. Sobre serviços exclusivos, o HUWC é o único a realizar transplante de medula óssea (TMO) pelo SUS no Ceará.
A instituição também é considerada a maior sala de aula da UFC, com 2.300 residentes médicos e multiprofissionais formados não só no HUWC como na Meac. Além disso, o HUWC é um espaço para o desenvolvimento de dezenas de projetos de extensão e de pesquisa que colocam a UFC e o Ceará em destaque no Brasil e no mundo.
Entre os desafios para os próximos anos estão quatro grandes obras: no HUWC, a UTI de 40 leitos, os 45 leitos das enfermarias cirúrgicas e os oito leitos para o TMO; na Meac, a UTI neonatal. Estamos na fase final de planejamento para a retomada de todas. Esperamos concluí-las em três ou quatro anos. Com isso, teremos 180 novos leitos disponíveis à população.
Isso será possível graças à participação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, na retomada dessas obras. Isso feito, a Ebserh fará a sua parte.
Mas, indiscutivelmente, esses ganhos de performance só se deram graças à abnegação e à competência dos profissionais que fazem o HUWC. O nosso muito obrigado! 
(*) Médico. Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. Professor da Faculdade de Medicina da UFC.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 18/09/2019. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog