quinta-feira, 16 de julho de 2020

RETALHOS DO SERTÃO (Folclore, Humor e Poesia)

Médico Helvécio Neves Feitosa faz crônica bem humorada do sertão
Por Tarcísio Matos (*)
Tarcísio Matos comenta novo livro do médico Helvécio Neves Feitosa
Se "o sertão está em toda parte", no dizer de Guimarães Rosa, pense numa pessoa que onde se encontre vivencia seu torrão natal com a alegria do bruguelo saudoso do terreiro de casa! Multiplique por 10 e eleve ao cubo! É o Mestre em Obstetrícia e Doutor em Medicina e Bioética, Professor Helvécio Neves Feitosa, que tem os Inhamuns gravados na fala e no jeitão de ser, nas veias e na memória invulgar. Caba de Ciência igualmente hábil pesquisador da cultura nordestina.
Seu recente livro - "Retalhos do Sertão (Folclore, Humor e Poesia)" é a síntese da devoção ao chão que lhe deu à luz. Aos apreciadores do robusto patrimônio imaterial que é o conjunto de costumes aqui de nós, um encanto de obra. Seis capítulos (Causos dos Inhamuns, Ditos populares, Quadrinhas, Poetas populares, Cantoria de viola e Miscelânea poético-humorístico-musical) em 500 páginas de terapêutica leitura.
Trabalho com pitada da peculiar maneira de contar do autor, com direito à hilária "Cunvessa de matuto", a título de posfácio. Com gosto de Gonzaga e Patativa, de veredas e descobertas, de cachaça e irreverência muita.
Entusiasta da temática do cangaço (autor de "Pajeú em chamas: o Cangaço e os Pereiras"), descendente direto de Francisco Alves Feitosa, Helvécio deixa aqui sua contribuição para o Ceará Moleque, contando as inacreditáveis facécias de Padrim Quim, Sousinha, Olinto Pereira, Jaca, Cabôco Pepê e seu Feitosa do Cocá, para citar apenas esses ilustres que animam de comicidade uma publicação a ser comentada, roteirizada. Histórias verídicas, como o "Bodim de dona Libânia" e o "Exame de próstata", dão piada. Sabia que "Sapato é uma arma boa pra se correr"? E delicie-se com Zé da Luz, conheça Pedro Cornélio...
O modo didático de expor, contrastando com o rigor da profissão médica, faz que Helvécio se some a Leonardo Mota (com seu "Sertão alegre" - da poesia e da linguagem matuta) e a Câmara Cascudo (dos "Vaqueiros e Cantadores" - do folclore, da poesia sertaneja). Os causos de família e doutras gentes é leitura obrigatória a quem se determine a conhecer os Inhamuns cearenses da gente raçuda e naturalmente cheia de graça.
(*) Tarcísio Matos é jornalista, compositor e cronista do O POVO.

Fonte: O Povo, de 14/7/2020. Vida & Arte. p.7

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog