quarta-feira, 15 de julho de 2020

MISSÃO MÉDICA


Por Edmar Fernandes(*)
Os médicos estão enfrentando um dos maiores desafios de suas histórias nesta pandemia. Estão combatendo um vírus desconhecido, sem literatura suficiente que aborde sua virulência ou patogenicidade, sem tratamento ou vacina efetiva que tenha sido testado em larga escala, em estudo clínico controlado. Esta infecção afeta pessoas que não tem imunização prévia a esta cepa de vírus, dificultando a produção de anticorpos em tempo hábil para evitar a progressão da doença em curto prazo. No atendimento a pacientes possivelmente contaminados, os médicos, na maioria das vezes sem os equipamentos de proteção individuais adequados, aumentam os riscos de contaminação nas unidades em que atuam e entre seus familiares. Por este receio, muitos desses profissionais decidem se isolar para não se sentirem culpados por levar esta doença para os seus pares. Além do mais, é necessário vencer o desânimo já que os seus salários não condizem com a insalubridade que estão vivenciando.
Também é desalentador se deparar com a falta de vagas em enfermarias e leitos de UTI específicos para internar os pacientes com diagnóstico de Covid-19, uma situação denunciada há anos, assim como, agora, a falta de equipamentos para o manuseio dos pacientes como aventais, máscaras; dificuldade para o acesso a exames laboratoriais e radiológicos, como as tomografias computadorizadas tão necessárias ultimamente.
Mesmo com todos estes obstáculos, os médicos entendem que as suas presenças são necessárias na linha de frente no combate contra esta epidemia. Eles não poderiam se furtar de atender uma população que está sofrendo pela gravidade deste coronavírus, com a implantação do isolamento social horizontal, agora o lockdown, que está causando desempregos em larga escala, afetando a qualidade de vida das pessoas de forma direta e a falta de medicamentos para os seus tratamentos. É o seu dever e orgulho poder cuidar das pessoas e ajudar a vencer mais esta batalha sofrida pela humanidade. 
(*) Médico. Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 17/5/2020. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog