quinta-feira, 22 de novembro de 2018

EBOLA



Pedro Henrique Saraiva Leão (*)
Alguns pensadores se expressam com singular eloquência e lúcida concisão. Assim o historiador francês Louis Labourie denominou "unificação microbiana do mundo" a disseminação universal dos afrovírus.
Entre estes avultam aqueles da febre amarela (no Brasil desde o século XX), os dois da Aids, da dengue, da chikungunya, da zika, este trazido durante a Copa Mundial em 2014. Atualmente teme-se, e milhares sucumbem ao Ebola, das ribeiras do rio homônimo, na República Democrática do Congo. (Lembro meu artigo "Chico da Matilde", neste jornal, em 20/03/2016).
Há pouco (26-27/05/2018) outro noticioso local informou novo surto de Ebola naquele continente, nas regiões de Bikoro e Iboko. Tal reeditou a tragédia de 2014-2016, acometendo 20 mil pessoas, registrando 11.000 óbitos.
Nessa época a epidemia (paradoxalmente alimentada pelos progressos interurbanos) alastrou-se para a Libéria, Guiné, Sierra Leone, Nigéria, Mali, e de lá para a Espanha, até a Alemanha.
O Brasil sempre foi hospitaleiro com doenças alienígenas. Seria mesmo um País "filoxenista (das raízes gregas "philein"= amor "xenos" = estrangeiro). O agente da febre amarela (Aedes aegypti) aqui aportou em 1865, teria sido "extinto" em 1942 ou '57, mas agora reapareceu como epidemia em animais nos nossos Estados fronteiriços (MS, SC, RS, PR: Folha de São Paulo, 22/02/2017).
O Ebola, flagelo mortal em 70% dos infectados (consoante a Organização Mundial da Saúde) é uma febre hemorrágica, comprometendo fígado, baço, pulmões e tecidos linfáticos.
Prossegue incurável, com as vacinas ainda em experimentação nos EUA. Ali a indústria farmacêutica hesita em investir seus bilhões pesquisando drogas anti-infecciosas primariamente usadas por países em desenvolvimento (Revista TIME, 03/11/2014). "Shame on them!" Vergonha para eles!
Felizmente, diferindo de outras viroses respiratórias transmitidas pelo ar v.g. influenza, H1N1, o vírus da Ebola não sobrevive sem meios fluidos como a saliva, o suor, as fezes ou o vômito. É portanto menos contagioso.
Recentemente surgiu em Cascavel (Paraná) o primeiro suspeito, no Brasil, um imigrante da Guiné. Oxalá seja o primeiro e último
(*) Professor Emérito da UFC. Titular das Academias Cearense de Letras, de Medicina e de Médicos Escritores.
Fonte: O Povo, 11/08/2018. Opinião, p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog