quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Posse de Révia Herculano na Academia Cearense de Letras


Aconteceu ontem à noite, 7 de novembro de 2018, no Palácio da Luz, a solenidade de posse da professora Révia Lima Herculano na cadeira 32 da Academia Cearense de Letras (ACL), considerada a primeira do gênero instalada no Brasil, ainda em funcionamento, tendo antecipado à em três anos fundação da Academia Brasileira de Letras.
A solenidade, conduzida pelo Presidente do sodalício, ministro Ubiratan Diniz de Aguiar, teve como cerimonialista a professora Priscila Ribeiro.
É de bom alvitre realçar o tom de lirismo dos discursos de recepção, pronunciado pelo Ac. Carlos Augusto Viana, em nome do silogeu, que pautou em versos a sua preciosa fala, e da novel imortal Révia Herculano Leitão, que traçou a trajetória de vida do patrono da sua cadeira, o senador Thomaz Pompeu e do seu ocupante anterior, no caso o poeta e professor de literatura Ac. Carlos Neves Dalge, cuja vaga Révia acaba de preencher.
O evento foi emoldurado pela presença de literatos e escritores afeitos ao mundo cultural cearense, com a participação de integrantes de academias e de sociedades literárias locais, como a Academia Cearense da Língua Portuguesa, Academia Fortalezense de Letras, a Sobrames/CE e o Instituto do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog