terça-feira, 14 de maio de 2019

A ARTE PODE AJUDAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE?


Pesquisas na Universidade do Colorado estão investigando como as terapias de artes criativas podem fortalecer a resiliência em profissionais de saúde de cuidados intensivos.
Experimente vivenciar um dia numa UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital e você poderá testemunhar casos difíceis, doenças devastadoras e, com muita frequência, declínio e morte.
Ao trabalhar na área de saúde, o sofrimento está em todos os lugares, mas o modelo médico ocidental não explica realmente o que é preciso para sobreviver a isso.
Para médicos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde, cujo trabalho é tratar e preservar a vida de seus pacientes, o custo psicológico desse ambiente difícil pode levar à ansiedade, ao burnout e até ao transtorno de estresse pós-traumático.
Há uma epidemia de sofrimento psicológico e Síndrome de Burnout entre profissionais de UTI e considera-se hoje uma questão de saúde ocupacional.
As terapias de artes criativas poderiam ser aproveitadas para ajudar os profissionais de saúde de cuidados críticos a lidar com as demandas emocionais e psicológicas de seu trabalho. As diferentes formas de arte - música, dança, artes visuais, teatro, podem ajudar os pacientes a melhorar a comunicação, a expressão e o funcionamento emocional, cognitivo ou social.
Além de melhorar a saúde psicológica, há também o potencial da terapia com arte ter efeitos positivos na retenção e na rotatividade de funcionários. Essa proposta envolvendo arte, saúde, bem-estar social e emocional traz uma maneira inovadora de lidar com o cuidado do doente grave transformando-o num processo inusitado e envolvendo também os seus cuidadores.
À medida que o conhecimento médico se expande e a necessidade de pessoal qualificado aumenta, o burnout e a rotatividade consistentemente altos serão problemas não apenas para custos de internação hospitalar, mas também para qualidade e continuidade do atendimento clínico, e qualquer método de prevenção de burnout pode ser crucial.
A arte poderá ser um caminho eficaz na prevenção e cuidado desses problemas não somente nos pacientes críticos, mas também nos profissionais de saúde que lidam com eles.
(*) Médico e professor de Medicina da UniChristus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 15/04/2019. Opinião. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog