terça-feira, 7 de maio de 2019

HAROLDO JUAÇABA: médico, mestre e cidadão modelar



Haroldo Gondim Juaçaba nasceu em Fortaleza em 31/03/1919. Em 1940, aos 20 anos, formou-se médico pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
À época da II Guerra Mundial, trabalhou no Serviço Especial de Saúde Pública, na Amazônia, cuidando dos “Soldados da Borracha”, para garantir o fornecimento de borracha às Tropas Aliadas.
Fez residência médica no Riverside Hospital e na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, especializando-se em Cirurgia Geral e em Cancerologia, com participação em cursos ministrados pelo Colégio Americano de Cirurgiões. Completou a sua formação profissional com vários programas de estágios e visitas de aperfeiçoamento em hospitais dos EUA e da Inglaterra, tendo sido um assíduo participante de congressos médicos no Brasil e no exterior.
Educador nato, foi professor de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Anatomia, na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo. Como docente, coordenou o Internato em Cirurgia da FAMED e a Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas. Na UFC, foi Professor Titular de Cirurgia, Chefe de Departamento de Cirurgia, Representante dos Professores Titulares no CONSU, Vice-Diretor da FAMED e Professor do Mestrado em Cirurgia.
Considerado o precursor da Cancerologia e da Mastologia no Ceará, foi responsável pela implantação do primeiro Banco de Sangue de Fortaleza. Presidiu o Centro Médico Cearense e o CRM-CE.
Haroldo Juaçaba teve uma boa produção de artigos sobre medicina e educação, contando com mais de 60 publicações. Sua visão humanista, focada na assistência ao doente e no ensino profissionalizante, pode ser resumida no lema que adotou: “Importa fazer o bem”.
Bem merecidas foram as homenagens que ele recebeu em vida, sendo de se destacar o Título de Professor Emérito da UFC, o Troféu Sereia de Ouro e a Medalha Barca Pellon.
Foi presidente do Instituto do Câncer do Ceará, de 1990 a 2009, legando-nos um hospital especializado em câncer, postumamente denominado Hospital Haroldo Juaçaba.
Faleceu em Fortaleza, aos 90 anos de idade, em 1º/06/2009.
Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico do Instituto do Câncer do Ceará
* Publicado In: O Povo, de 7/05/2019. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog