terça-feira, 18 de junho de 2019

DAS ARMADILHAS DAS PALAVRAS


Pedro Henrique Saraiva Leão (*)
Para Carlos Drummond de Andrade seria vã a luta com as palavras. "Vã", sem valor, vazio, oco, inútil, falso; talvez tenham sido estes dois últimos sentidos os preferidos pelo vate (poeta) de Itabira (MG). No meu poema bilíngue ("meus eus". Edições UFC, 1955), reconheço terem lá a sua alma, sendo algumas vezes fiéis, outras traiçoeiras, ardilosas. Facas de dois gumes, que nem os fármacos, ao mesmo tempo remédios e venenos em uma só palavra grega: phármaco. Assim as palavras são piège, trap, falle, como se diz em francês, inglês e alemão, respectivamente.
Alguns scholars (eruditos; humanistas integrais. Pronuncia-se "scólars") referem esta última língua como a mais antiga, pois nela foi escrita a Bíblia original.
Aludem aqueles estudiosos também à transitoriedade dos vocábulos, exceto no hebraico, no latim e no grego. Muitos termos, anglo-saxônicos caducaram nos séculos XVI e XVII, enquanto outros, gregos e latinos atingiram as duas centúrias seguintes.
Como os romanos ocuparam a Inglaterra do ano 55 a.C. ao 6º século, muitos termos seus escaparam para o português. É realmente surpreendente e encantado, mágico, o reino das palavras. São astutas, camaleônicas, miméticas (imitadoras) até.
Para os franceses peixe é poisson, mas é "veneno", com um "s" só, e quase idêntica pronúncia. Na imprensa brasileira as vítimas de incêndio são ditas "feridas", e não "queimadas"; as submersas são "afogadas", e não "aguadas"! Em latim, urinari significa igualmente "mergulhar" (Dicionário Latino - Português. F. Torrinha, Porto, 1942, e Dictionary of Early English (Shipley, J. Littlefield & Co, 1968)). Como "urinar" em Inglês é piss, piscina será para piss in it! Faz sentido!
E, às vezes, mudam de sentido, como em "pedófilo" = amigo de crianças, até sua conotação sexual atual. Na antiguidade, "anedota" era um texto não publicado ainda desconhecido!!
Tais aparentes incongruências (contradições) serão pasto para futuras considerações. E a palavra "perfume"? Sabem os leitores sua origem? 
(*) Professor Emérito da UFC. Titular das Academias Cearense de Letras, de Medicina e de Médicos Escritores.
Fonte: O Povo, 16/04/2019. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog