sábado, 22 de junho de 2019

ECOLOGIA EM PAUTA


Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo (*)
"Nunca maltratamos e ferimos tanto a nossa Casa Comum como nos últimos dois séculos." Essas palavras do Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si' - sobre o cuidado com a Casa Comum, revela triste situação: em nome da ganância sem limites, devasta-se o meio ambiente, submete-se tudo ao domínio do dinheiro, até mesmo a vida. "Tapar os olhos" para não enxergar essa realidade pode causar certo conforto para alguns, comprometidos apenas com a tarefa de acumular ganhos pessoais. Mas, cedo ou tarde, tragédias humanas e ambientais colocam em evidência os crimes praticados contra o planeta. E a indiferença é abalada pelos golpes da própria realidade.
Em Minas Gerais, as tragédias em Mariana e Brumadinho mostram que o modelo de desenvolvimento econômico sustentável é ainda um sonho distante. E engana-se quem permanece indiferente, achando estar seguro diante da exploração predatória dos recursos naturais. O Papa Francisco, na Carta Encíclica sobre o cuidado com a Casa Comum, sublinha importante ensinamento do Catecismo da Igreja, sobre a interdependência de todas as criaturas: "O sol e a lua, o cedro e a florzinha, a águia e o pardal - o espetáculo das suas incontáveis diferenças e singularidades significa que nenhuma criatura se basta a si mesma. Elas só existem na dependência umas das outras, para se completarem mutuamente no serviço umas das outras".
A indiferença diante da necessidade de se buscar o equilíbrio ecológico deve ser superada. E a Igreja Católica, sob a liderança do Papa Francisco, busca oferecer a sua contribuição. Neste ano, será realizado o Sínodo para a Pan-Amazônia. É missão urgente encontrar caminhos para levar o Evangelho da Vida ao território amazônico, muitas vezes esquecido e desrespeitado, transformando realidades à luz dos ensinamentos do Mestre Jesus.
Seja acolhida no coração de cada um a convocação do Papa Francisco: todos busquem viver uma conversão ecológica, que significa deixar emergir, nas relações com o mundo, as consequências de um autêntico encontro com Jesus Cristo. "Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa." Assim se cultiva a imprescindível harmonia entre tudo que habita a Casa Comum.
(*) Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: O Povo, de 31/5/2019. Opinião. p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog