quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A GESTÃO NO SISTEMA DE SAÚDE

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

Em artigo publicado no O POVO em 08/06/2020 comentamos sobre o importante papel dos conselhos profissionais, e reforçamos a necessidade de cada vez maiores articulações com a população, a exemplo do que vem realizando o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE).

Reconhecendo essa responsabilidade e dando continuidade às ações que já empreende, o CRA-CE resolveu apresentar proposta de engajamento em ações estratégicas no segmento da Saúde, dentro da sua área de conhecimento: a gestão.

Uma das motivações veio de uma enquete feita em um seminário online sobre o futuro da Saúde, quando 100% dos respondentes disseram entender a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), mas 78% se disseram insatisfeitos com os serviços.

Essa constatação, embora não tenha a validade estatística de um trabalho científico, é, assim mesmo, um indicativo de que há algo a ser feito e que, pressupôs-se, encontra-se na área da gestão.

A partir dessa reflexão, foi criada a Comissão de Administração em Serviços de Saúde, com o propósito de estimular a discussão crítica e propositiva em relação ao tema, com o incentivo ao uso de ferramentas adequadas, ao uso de habilidades como a liderança e o desenvolvimento de pessoas, e a atitudes críticas como o monitoramento e a avaliação de políticas públicas.

Com isso se permite a oferta de assessoramento a gestores, tanto da área privada como da área pública, buscando unificar procedimentos de gestão em saúde, em todo o Estado, ao tempo em que se desenvolvam propostas de políticas, normas, estratégias e ações para respaldar os profissionais e inibir o exercício ilegal da profissão.

Outras ações previstas estão na necessidade de fortalecimento da formação de nível superior de administradores na área da saúde, para elevar a qualidade no gerenciamento de serviços, definindo-se uma modalidade de certificação que possa atestar essa qualidade.

Espera-se boa acolhida nos órgãos do Estado e dos municípios, nas instituições de ensino superior, nos conselhos e nas demais instituições de saúde, e que se reflita na formação de parcerias que propiciarão os resultados que a sociedade espera. 

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 7/9/20. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog