sábado, 3 de outubro de 2020

Pesar pelo falecimento do Prof. Francisco Valdeci de Almeida Ferreira

 


É com pesar que posto aqui a notícia do falecimento, hoje (3/10/2020), do professor doutor Francisco Valdeci de Almeida Ferreira, médico e um dos mais destacados patologistas pesquisadores do Ceará.

Dr. Valdeci ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1959, tendo se formado em dezembro de 1964.

Logo depois da sua graduação, nos anos de 1965 e 1967, cumpriu a Residência Médica de Patologia Humana, no Serviço de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a supervisão do Prof. Dr. Luigi Bogliolo, em Belo Horizonte-MG.

De 1984 e 1986, realizou doutorado em Patologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto-SP, defendendo a tese “Determinação da atividade da mono-aminooxidase (MAO) e de suas formas funcionais A e B no miocárdio humano cadavérico. Estudo histoquímico e radiométrico em diversas cardiopatias, especialmente na chagásica crônica”, sob a orientação do Prof. Dr. José Alberto Mello de Oliveira.

Completou a sua formação de pesquisador com o estágio de pós-doutorado em 1994, no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), trabalhando em pesquisas com o Prof. Dr. Manuel Sobrinho-Simões.

Admitido no quadro docente da UFC em 1967, por quase três décadas foi um atuante professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML), lecionando nos cursos de graduação da área de saúde e no Programa de Pós-Graduação em Patologia e também ocupando cargos diretivos, como chefe do DPML e diretor do Centro de Ciências da Saúde, e membro de conselhos, além da profícua produção científica, voltada principalmente aos seguintes temas: anatomia patológica, patologia molecular, p53, imunohistoquímica, HPV e imunohistoquimica.

Aposentou-se da UFC em 1995, como professor adjunto IV, mas permaneceu em atividade, cadastrando-se no PROPAP (Programa do Professor Aposentado Pesquisador), com funções de assessoria, execução de convênios, pesquisa e pós-graduação, segundo Resolução do CEPE 6/95. Nesse aspecto, o Prof. Valdeci Ferreira foi o responsável pela execução dos convênios da UFC-ICC-Universidade do Porto, Universidade do Minho, Instituto Português de Oncologia, com a Mayo Clinic (Rochester) e com a Universidade de Saskatchwan-Saskatoon (CA).

De 1998 a 2008, o Prof. Valdeci foi pesquisador-bolsista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), tendo sido responsável pela montagem do Laboratório de Patologia Dr. Livino Pinheiro do Hospital Haroldo Juaçaba do ICC e por dar consistente suporte às atividades científicas, culminando no reconhecimento científico da instituição junto ao CNPq e à Funcap, bem como criando as bases para a instalação da Escola Cearense de Oncologia do ICC.

Fui aluno do Prof. Valdeci em 1974.1, quando acadêmico de Medicina, porém prossegui em contato com esse mestre ao ficar como estagiário do DPML nos três anos seguintes. Convivi mais proximamente com ele ao longo do tempo em que esteve trabalhando conosco no ICC.

Ao ensejo do momento, manifesto os votos de pêsames à família enlutada e, humildemente, invoco ao Pai Eterno para que o receba entre os Seus escolhidos e ofereça aos familiares a conformação espiritual neste tenpo de dor e saudades.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico da UFC – Turma 1977


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog