terça-feira, 6 de outubro de 2020

OS DESAFIOS DA PANDEMIA E A UNIVERSIDADE

Por Francisco do O’ de Lima Júnior (*)

O ambiente instaurado pela pandemia da Covid-19 faz emergir um conjunto de preocupações e valores latentes, de amplitudes variadas. Estas transitam desde questões como a intensa mundialização dos fluxos econômicos, o contexto da nova geopolítica mundial, bem como as distintas capacidades institucionais de proteção, de promoção e valorização da saúde. No Brasil, o caos estabelecido pela falta de coordenação ativa de uma estratégia de combate à propagação da pandemia em nível federal, deu maior responsabilidade a outras hierarquias e esferas. Isso é potencializado principalmente quando se considera a recente desmobilização/esvaziamento dos instrumentos de políticas públicas promovida pelas reformas recentes, que gradualmente buscou transferir para os agentes privados a força maior da retomada do crescimento econômico. Com isso, depauperam-se os amortecedores naturais para crises agudas e para o fortalecimento do conjunto essencial ao desenvolvimento como educação, saúde, ciência, tecnologia e a promoção de áreas sociais.

As instituições como as universidades assumiram papel relevante não somente pelas suas funções inerentes, mas também pelo grande público que atendem na sedimentação de suas atividades. A Universidade Regional do Cariri (Urca) se insere neste contexto reiterando seu papel de promotora do desenvolvimento humano centro-nordestino (sul e centro-sul cearenses), com boa atuação no panorama de combate à pandemia.

A Urca empreendeu ações diversas e amplas voltadas para o público interno e externo, envolvendo atores da comunidade regional no sentido deste combate. Desde o momento de declaração da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do seu reconhecimento pelo Governo do Estado do Ceará e subsequentes medidas bem adotadas, toda a atenção foi direcionada neste sentido. O ponto de partida foi a valorização e reafirmação do papel que o conhecimento científico adquire num momento como este: foi criado o Comitê de Monitoramento das Ações de Prevenção ao Novo Coronavírus, composto com pesquisadores da Universidade com experiência reconhecida nos campos da epidemiologia, infectologia e saúde pública. A proposta foi de que as expertises deste grupo pudessem orientar os caminhos e recomendações de enfrentamento concreto, orientando a produção e difusão de informações acerca da Covid-19, do vírus causador, do quadro epidemiológico. O Comitê se colocou à disposição e mantêm diálogo/parcerias com prefeituras municipais e secretarias municipais de Saúde no tocante ao acompanhamento e atualização de balanços e dando suporte nas orientações antes mencionadas, sendo feita essa tarefa também para o âmbito interno da Universidade.

A preocupação com o impacto do isolamento promovido pela pandemia sobre o calendário acadêmico tem requerido esforços de todos no sentido de recompor a dinâmica cotidiana da instituição, dentro das possibilidades e sem comprometer a qualidade e a inclusão ampla de todos os estudantes, servidores e professores. 

(*) Reitor da Universidade Estadual do Cariri (Urca).

Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 28/8/20. p.19. 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog