quinta-feira, 22 de outubro de 2020

NÃO SOMOS ANÔNIMOS. SOMOS LIVRES

Por Rev. Munguba Jr. (*)

Em uma democracia, o pressuposto básico é a convivência pacífica dos contrários. É a aceitação da opinião da maioria, mesmo não concordando com o teor do que foi aprovado. Aceitar não é assinar em baixo sem um exame periódico do que está sendo implementado. Corrigir rotas é um dos pilares da sabedoria.

No Brasil vivemos uma democracia pujante e alicerçada nas garantias das liberdades individuais. Uma democracia que consegue conviver com um relator de uma CPI que quer calar jornalistas, sites, blogs e em todas as redes sociais, estabelecer censura com roupagem de liberdade, um membro do Partido Comunista para mediar discursões sobre a liberdade de expressão e de imprensa.

Papel aceita tudo, mas a convivência harmônica entre os três Poderes da República depende das decisões sólidas que tomamos no dia a dia.

Na igreja cristã não vivemos uma democracia. Temos uma teocracia onde recebemos das Escrituras Sagradas as diretrizes e os princípios que devemos seguir. Dentro dos ensinamentos de Cristo temos o respeito e o amor pelos que discordam e não se submetem a doutrina bíblica. Como em um clube podem ser respeitados, mas isso não significa que possam se tornar pastores, padres ou bispos. Gravitar em uma igreja sem seguir os princípios bíblicos é como assistir um filme que exibe uma chuva forte molhando uma terra seca.

Sinto que a democracia é um desafio muito maior do que viver em uma teocracia. Na teocracia obedecemos a Deus e seguimos Seus princípios; na democracia precisamos aprender a respeitar o que pensa diferente e até mesmo os que sem educação expõem suas ideias. Caso alguém se sinta ofendido ou desrespeitado em sua honra pode apelar para a justiça para dirimir as controvérsias e punir as infrações.

Como cristãos que somos, como maioria absoluta de cristãos no Brasil, precisamos colocar claramente os valores da família, da vida, da liberdade, dos direitos individuais e da liberdade de expressar opinião e ser responsável por ela.

Não somos anônimos. Somos livres. 

(*) Pastor Munguba Jr. Embaixador Cristão da Coreia do Sul Para a Implantação da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil.

Fonte: O Povo, 8 de agosto de 2020. Opinião. p.12.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog