sábado, 17 de outubro de 2020

HOMENAGENS AOS MÉDICOS VETERANOS DO INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ

 


Na manhã de ontem (16/10/2020), o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) recebeu, para um café da manhã de congraçamento, seu quadro médico. Após o café, foi conduzida uma solenidade no Auditório Lúcio Alcântara do sexto andar do Anexo I do ICC.

O evento foi aberto pelo Presidente Dr. Lúcio Alcântara, que falou sobre o andamento das atividades atuais do ICC, na vigência da pandemia por Covid-19, e os desafios que virão, em função dos compromissos assumidos pelas unidades operacionais, como: Hospital Haroldo Juaçaba, Faculdade Rodolfo Teófilo, LivSaúde, Hospital Sta. Cecília (RJ), Unidade São Mateus, Casa Vida.

Em seguida, usou da palavra o Superintendente Clínico Dr. Reginaldo Costa, dirigindo-se especificamente aos médicos da instituição ao ensejo do Dia do Médico, data celebrada em 18 de outubro, ao tempo em que os convidou para uma reunião administrativa do corpo clínico a ter lugar na sexta-feira vindoura.

Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de funcionários enaltecendo alguns dos médicos do ICC, reconhecendo neles os seus valores éticos, humanos e profissionais.

O ponto alto da comemoração foi a entrega do troféu “Construindo Uma História Juntos”, alusivo à passagem do Dia do Médico de 2020, concedido aos médicos com mais de 20 anos de atuação nessa instituição filantrópica cearense devotada notadamente ao controle do câncer.

Sendo o mais antigo colaborador da casa, na qual ingressei como estagiário em novembro de 1974, ainda como acadêmico de Medicina, e catapultado a médico em janeiro de 1975, fui, por força da antiguidade, um dos homenageados com o recebimento do mencionado troféu.

Dentre os homenageados com troféus, figuraram profissionais de longo tempo de inserção no ICC, a exemplo da Dra. Lúcia Alcântara, admitida como radioterapeuta em janeiro de 1975, portanto, hierarquicamente, a que tem mais tempo de serviço médico, e de outros colegas cuja vinculação antecedeu à inauguração Hospital Haroldo Juaçaba, como os Drs. Marcos Venício Alves Lima, Sérgio Juaçaba, Paulo Silva, Conceição Aparecida Campos, Maria de Jesus Andrade, Lúcio Flávio Silva, Vicente Augusto Oliveira, Ricardo Juaçaba, Roberto de Castro, Marcos Vieira, Ricardo Lincoln Gondim.

Foi gratificante ver que, no rol os veteranos homenageados, já constavam colegas que fizeram parte do quadro seminal de estagiários de 1999 e 2000, quando do início de operações do então chamado Hospital do Câncer.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico do Instituto do Câncer do Ceará


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog