sábado, 30 de janeiro de 2021

ANUNCIADO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA UECE

Editorial de O Povo, de 29 de janeiro de 2021.

Em um momento de grande significado para a saúde pública, o governador Camilo Santana (PT) assinou na última quarta-feira, 27, a ordem de serviço para construção do Hospital Universitário do Ceará (HUC), a ser instalado no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O equipamento abarcará uma área de 79,5 mil metros quadrados e terá 654 leitos (470 de internação geral e 184 de terapia intensiva). O projeto prevê um edifício de três torres — clínica, cirúrgica e materno-infantil. Ao todo, serão erguidos sete pavimentos que reunirão mais de 30 especialidades médicas. A obra inclui um heliporto, e já no próximo ano (2022) espera-se que seja entregue ao público. Quase R$ 275 milhões, bancados pelo governo estadual, se destinarão a pôr a edificação de pé.

Por suas proporções será o maior hospital público do Ceará, destinando-se ao atendimento terciário, isto é, aos casos de alta complexidade. Ao mesmo tempo, dará suporte a hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado. Se sua missão se resumisse só a isso, já estaria plenamente justificada. Mas, é bem mais importante, complexa e frutífera: vai ser um centro formador de profissionais médicos para o Ceará, unindo ensino, pesquisa e extensão. Tratando não apenas da parte teórica, mas da prática profissional médica. Esta última é muito cobrada pela sociedade para que possa se sentir confiante quando posto sob os cuidados de um recém-formado. Ou seja: além de dar o embasamento teórico, o HUC vai treinar o profissional, integrar universidade e hospital e, através da extensão, prestar um bom serviço à população.

Embora o binômio ensino-assistência prevaleça como marca desse tipo de instituição, a definição de hospital universitário (HU) é mais abrangente, implicando também a pesquisa, isto é, a produção do conhecimento, o fazer ciência. Não é à toa que o reitor da Uece Hidelbrando Soares enfatizou a junção desse eixo: "Essa aproximação - hospital, ciência, ensino e extensão - tem tudo para tornar essa área um polo de inovação no Estado do Ceará".

Criar uma unidade como essa, no momento em que a ciência, no âmbito do poder mais alto da República, se torna cada vez mais rarefeita como referencial civilizatório, é uma aposta lúcida que descortina um horizonte menos asfixiante. Isso assim também foi entendido pelo secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Rodrigues, no comentário sobre a importância de "juntar ensino e prática como reconhecimento da valorização da ciência e do conhecimento como mecanismo de transformação social".

Dessa forma, é possível saudar o projeto da construção do Hospital Universitário do Ceará como uma decisão histórica da jovem geração governante cearense, que honra a capacidade prospectiva do seu povo.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 28/1/21. Editorial, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog