terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Inscrições para sucessão na Academia Cearense de Letras seguem até 1º/2

Por João Gabriel Tréz, jornalista de O Povo

Estão abertas até 1º de fevereiro as inscrições para os postulantes à cadeira 17 da Academia Cearense de Letras, que ficou vaga após a morte do respeitado jurista e professor Paulo Bonavides, em outubro de 2020. O passo-a-passo do processo sucessório dentro da ACL é previsto em estatuto.

Conforme o artigo 27 do estatuto da ACL, as inscrições para preenchimento da vaga ficam abertas pelo prazo de 60 dias a partir da publicação do edital referente ao processo, que ocorreu em 3 de dezembro de 2020, como informa Angela Gutierrez, atual presidente da ACL. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da sede da Academia, no Palácio da Luz, de 8 às 16 horas.

Ainda segundo a presidente, as candidaturas, após o prazo de inscrições, serão analisadas por Comissão Especial que, em 10 dias, emitirá parecer. Depois, a eleição será marcada - geralmente, conforme Angela, opta-se pela data da próxima reunião mensal a ser realizada. Entre nomes já inscritos estão o empresário Pio Rodrigues - autor de livros de poesia e músicas - e a professora de Direito da UFC Denise Lucena Cavalcante - pós-doutora pela Faculdade de Direito de Lisboa e autora de livros sobre Direito Tributário.

A ACL "tem por finalidade a preservação, o cultivo e o desenvolvimento da literatura e da produção científica, filosófica e cultural reconhecida como de qualidade superior no âmbito da sociedade cearense", como indica o estatuto da instituição. A viúva do professor Paulo Bonavides, Yêda Bonavides, divulgou carta aberta - publicada no O POVO em 5 de janeiro - referente ao processo de sucessão do marido na ACL.

No texto, reforça a "honra" de ocupar a cadeira na Academia, cujo patrono é o professor e político Joaquim Catunda (1834-1907). "Imagino que o escolhido venha a ser alguém que, por sua produção acadêmica, sua trajetória intelectual, honre a cadeira antes ocupada por meu esposo, um dos mais ilustres juristas de nosso país, reconhecido internacionalmente", escreveu.

Paulo Bonavides nasceu na Paraíba, mas cedo se mudou para o Ceará. Ainda adolescente, venceu um concurso para repórter do O POVO e estabeleceu relação com o jornal como funcionário, fonte e colaborador. Integrou-se à vida intelectual pela atuação como jurista e professor da Faculdade de Direito da UFC, sendo reconhecido em todo o território nacional. Na produção literária, escreveu sobre temas do Direito, Ciência Política, ensaios, crônicas, e, também, foi autor de "Demócrito Rocha: Uma Vocação para a Liberdade", sobre o fundador do O POVO.

Inscrições para ACL

Quando: até 1º/2

Onde: Rua do Rosário, 1, Centro (Praça dos Leões)

Infos: 3226-0326 ou acdeletras@gmail.com

Fonte: Publicado In: O Povo, de 18/1/2021. Vida & Arte. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog