domingo, 24 de janeiro de 2021

UM BRASILEIRO PSEUDO-ARISTOCRATA

Hermes Rodrigues da Fonseca (nascido em São Gabriel-RS, em 12 de maio de 1855, e falecido em Petrópolis, em 9 de setembro de 1923) foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil, entre 1910 e 1914. Era sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca e filho do marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa. Fez uma rápida carreira militar, com sucessivas promoções que o levaram ao posto de marechal.

Desempenhou vários cargos governamentais até se tornar ministro da Guerra, durante o governo de Afonso Pena (1906-1909), entre 15 de novembro de 1906 e 27 de maio de 1908. Reformou o Exército e o Ministério com a criação de serviços técnicos e administrativos. Dessas inovações, a mais importante foi a instituição do serviço militar obrigatório.

Em novembro de 1908, após regressar de uma viagem à Alemanha, onde assistira a manobras militares como convidado de Guilherme II, foi indicado para a sucessão presidencial, sendo eleito em disputa contra o senhor Ruy Barbosa.

A reunificação dos estados alemães, em 1871, com Otto von Bismarck, dá-se logo após a guerra franco-prussiana, de 1870, quando a França foi vergonhosamente derrotada pelos alemães, sob a liderança da Prússia, que então se consolidam como grande poderio militar. Assim, no último quartel do século XIX e nos primeiros anos do século passado, a Alemanha passou a ser uma referência para a formação de quadros militares e modelo de estrategistas de guerra, servindo de intercâmbio para muitos países, entre os quais os latino-americanos.

Em geral os oficiais, sobretudo os de maior patente das forças armadas germânicas eram de ascendência nobre, cujas famílias da aristocracia carregavam um sobrenome precedido pela preposição von (pronuncia-se “fon”).

Diante do desfile de tantos von, o nosso marechal brasileiro Hermes da Fonseca, enquanto cumpriu sua missão na Alemanha, para não ficar por baixo, e procurando denotar uma linhagem aristocrata, apresentava-se aos alemães como:

Feldmarschall Hermes da von Seca!!! – Pronunciando o “fon”, de forma bem acentuada e estendida.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Meia-volta, volver! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2014. 112p. p.64-65.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog