terça-feira, 26 de janeiro de 2021

FAZ NOITE, MAS EU CANTO!

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

O fantasma do coronavírus ainda ronda entre nós. O pior de toda esta crise é não saber até onde vai. Diante de tal indefinição, ficamos refém do medo e de imaginações negativas.

A falta de "esperança e confiança" constituem o mal "obscuro" dos tempos atuais. Encontramos opiniões de pessoas que se dividem no que se refere à esperança. Muitos, céticos quanto a tudo e a todos, outros que dão crédito e agarram-se com toda força aos conhecidos aforismas: 'Enquanto há vida, há esperança".

Precisamos de esperança para nos manter em caminho. O papa Francisco tem insistido, diante de um mundo "oprimido pela pandemia", o contágio da esperança.

Em toda mensagem cristã se respira uma atmosfera de esperança. Nos livros sagrados a esperança se caracteriza em esperar, perseverar e confiar. Assim, o cristianismo é muito mais religião de futuro do que de passado, onde sempre viu a fé e a esperança como elementos fundamentais para ler os sinais dos tempos. Forças positivas que nos fazem caminhar rumo a um horizonte, no qual, apenas a alegria de estar caminhando já é, de certa forma, transformadora da realidade. Não há, portanto, verdadeira percepção da mensagem cristã sem a esperança: ela como que se identifica com a pessoa caminhante. Porque sem ela não se chega ao amor ou ao bem.

Portanto, se somos pessoas de fé e amor, não podemos ser menos de esperança. Sem ela, ficaríamos imóveis, colados ao chão, inativos. A esperança é caminhada, mesmo quando as forças parecem faltar, são asas nos pés para atingir o bem possível, é canto que supera os soluços e as dores.

Neste tempo de Advento, é preciso acreditar e cantar a esperança do novo que há de vir, a chegada do Menino Jesus nos dará ânimo para recomeçar bem a jornada que virá.

Nesta hora difícil, com a mão na âncora da esperança, repitamos as palavras de Jesus: "Não tenhais medo!". O bem vai chegar! Ânimo! Faz noite, mas o coração cheio de esperança, canta!

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor pastoral do Colégio Sto. Inácio.

Fonte: O Povo, de 5/12/2020. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog