domingo, 9 de maio de 2021

GARRAFAS NAS CABEÇAS DOS SOLDADOS ALEMÃES

A Batalha de Dunquerque foi uma batalha durante a II Guerra Mundial que durou de 25 de maio a 4 de junho de 1940. Uma enorme força britânica e francesa ficou encurralada por uma divisão panzer alemã ao norte da França, junto ao canal costeiro de Calais. Um esforço descomunal levou à mobilização de incontáveis embarcações, de quaisquer tipo, tamanho e capacidade, sobretudo de uso civil, que logrou evacuar, por via marítima, 300.000 soldados aliados.

A Batalha da Inglaterra é a designação dada ao conjunto de combates aéreos travados em céus britânicos sobre o Canal da Mancha, entre julho e outubro de 1940, quando a Luftwaffe da Alemanha tentou destruir a Royal Air Force (RAF), a fim de obter a superioridade aérea necessária para invadir a Grã-Bretanha, por meio da “Operação Leão Marinho”.

Em 1940, entre o dramático episódio da “Retirada de Dunquerque” e a épica “Batalha da Inglaterra”, Churchill realizou um memorável discurso no Parlamento Britânico. Andrew Roberts comenta no seu livro Tempestade da Guerra – Uma nova história da Segunda Guerra Mundial que, após Churchill proferir esse discurso, enquanto ainda era intensamente ovacionado, sentou-se ao lado do ministro conservador Walter Elliot.

Winston Churchill, conhecido como bom apreciador de charutos e de whisky, preocupado no caso de os alemães atravessarem o Canal da Mancha, invadindo a Inglaterra, cochichou lhe:

– Não sei como vamos combatê-los – creio que teremos de quebrar suas cabeças com garrafas – as vazias, é claro.

Fonte: https://tokdehistoria.com.br/2014/02/15/churchill-o-humorista/

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Fora de forma! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.59.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog